Setenta

O documentário Setenta, de Emília Silveira, conta a história do sequestro ao embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, no Brasil, em 1970. Em troca, os sequestradores queriam – e conseguiram – a liberdade de 70 presos políticos. No filme, 18 personagens relembram essa história, mais de 40 anos depois.

No dia 7 de dezembro de 1970, grupos de combate à ditadura capturam o embaixador suíço no Brasil. Começava o mais longo sequestro político da história do país. Giovanni Enrico Bucher ficou quarenta dias no cativeiro. Os sequestradores queriam a liberdade de setenta presos políticos, que saíram da prisão e foram expulsos do Brasil por decreto presidencial. No dia 14 de janeiro de 1971, foram embarcados num avião para o Chile. Dois dias depois, o embaixador foi libertado.

Hoje, aqueles “guerrilheiros urbanos” são professores, políticos, executivos, donas de casa que, muito jovens, foram presos, torturados, exilados. O documentário mistura a emoção de revisitar o passado com uma visão, às vezes, até bem humorada de tudo que viveram.

O longa é produzido por Cavi Borges, Emília Silveira, Sandra Moreyra e Jom Tob Azulay e é uma coprodução Globo Filmes, Cavideo, Canal Brasil e 70 Filmes. O lançamento em circuito comercial está previsto para 29 de maio.

Setenta participa em novembro do Festival de Documentários de Londres, e já foi exibido no 16º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, em abril, e no 4º FEMCINE – Festival Cine de Mujeres – Chile, em março. No ano passado, venceu o Prêmio do Júri Popular de Melhor Longa-Metragem e o Prêmio Especial do Júri no 8º Festival Aruanda, em João Pessoa, da 37ª Mostra de Cinema Internacional em São Paulo, e do Festival do Rio – Mostra Fronteiras.

One thought on “Setenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.