Marca-passo

Léo vai visitar o primo no litoral alagoano. Lá, entre os amigos, conhece Sem Coração, menina que usa marca-passo, com quem passa a ter uma relação ambígua. Trabalhando temas como a iniciação sexual, a adolescência, as diferenças de realidades, entre outros, o curta pernambucano “Sem Coração” (2014) tem rendido bons frutos aos seus realizadores, Tião e Nara Normande. O filme estreou em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, de onde saiu com o prêmio Illy de melhor curta, e seguiu uma carreira de sucesso, sendo premiado em Brasília, no Curta Cinema, em Havana, entre muitos outros.

O filme foi baseado em algumas histórias que Nara escutou no início de sua adolescência. Ela escutava fragmentos de conversas de seus amigos sobre uma menina chamada Sem Coração, que tinha um marca-passo, e sobre as idas a uma piscina abandonada. Nara contou a Tião sobre as memórias e logo bolaram uma história juntos. “Nos preocupamos muito em não estabelecer julgamentos, achamos que seria mais rico que as pessoas simplesmente entrassem em contato com as situações. Ao mesmo tempo, quisemos usar o filme pra falar de memórias dessa fase da vida, de férias, amizade, amor, liberdade”, conta Tião. “Falamos também da crueldade adolescente que está desde o nome que ela tem naquele grupo à forma com que ela é desprezada pelas outras meninas. Sem Coração convive com os meninos”, complementa.

Para formar o elenco, Tião e Nara entrevistaram mais de cem adolescentes, em Porto das Pedras, em São Miguel dos Milagres e em Maceió. As escolhas partiram de conversas com eles. Para preparação de elenco, chamaram a atriz Maeve Jinkings, que também faz uma ponta no filme.

“Sem Coração” é a primeira parceria conjunta na direção e no roteiro de Tião e Nara Normande, ambos premiados curta-metragistas, com, respectivamente, “O Muro” (2008) e “Dia Estrelado” (2011). “Como já tínhamos muitas variáveis nas filmagens e não queríamos ficar nos confrontando enquanto uma equipe esperava, tentamos conversar e planejar muito, até pensamos storyboards pra algumas cenas”, comenta Tião, que agora finaliza sua estreia em longas, “Animal Político”. E Nara produz seu próximo curta, a animação com técnicas mistas “Guaxuma”.

 

Por Gabriel Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.