Mostra exibe filmes dos cineastas americanos Pennebaker e Chris Hegedus

A mostra de filmes O cinema verdade de Pennebaker e Chris Hegedus, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 28 de fevereiro a 8 de março, reúne 24 filmes dos dois diretores americanos, entre curtas e longas-metragens, divididos em três categorias temáticas: cinema rock, política e performances.

O cineasta D.A. (Donn Alan) Pennebaker tem mais de 60 anos de carreira e é reconhecido mundialmente como um dos pioneiros do cinema direto ou cinema verdade. Sua estreia na direção se deu, em 1953, com o curta Daybreak Express, que teve trilha sonora original de Duke Ellington. O filme já anunciava o estreito vínculo do cineasta com o ambiente musical, ligação que viria a ser desenvolvida ao longo de sua carreira.

Na década de 1960, Pennebaker, em parceria com a cineasta Chris Hegedus, começou a explorar o interesse pelos personagens de trajetória artística. Em 1967, lançaram Don’t Look Back, que documenta a turnê do jovem Bob Dylan, realizada em 1965, na Inglaterra. No mesmo ano, os cineastas registraram os shows de Jimi Hendrix, Otis Redding e Janis Joplin, no Monterey Pop Festival, resultando no filme Monterey Pop, um dos documentários seminais sobre o rock’n roll, lançado em 1968. Mais tarde, em 1973, a histórica (e provisória) despedida de David Bowie dos palcos foi captada em Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.

A mostra contará ainda com debates, com entrada gratuita, após as sessões, com pensadores e críticos especializados sobre a produção cinematográfica dos diretores.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.cinemaverdade.com.

 

O cinema verdade de Pennebaker e Chris Hegedus
Data: 
de 28 de fevereiro a 8 de março de 2015 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes). Cinema 2– 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.