Eduardo Coutinho, 7 de Outubro

Considerado o mestre do documentário brasileiro, Eduardo Coutinho entrou para a história do cinema com filmes como “Cabra Marcado para Morrer”, “Edifício Master” e “Jogo de Cena”. Em fevereiro de 2014, morreu, recebendo inclusive homenagem na premiação máxima do cinema, o Oscar. Agora, terá sua forma de trabalho demonstrada em pormenores em todo o Brasil, com o documentário “Eduardo Coutinho, 07 de Outubro”, lançado pelo Selo Sesc em DVD e com estreia nos cinemas programada para 26 de março, nas salas Espaço Itaú de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Dirigido por Carlos Nader, o longa coloca Coutinho em frente às câmeras, não atrás, como sempre trabalhou. Nader utiliza o chamado método “coutiniano”, ou seja, liga a câmera e se preocupa apenas em entrevistar o documentarista. Além disso, reúne na empreitada a própria equipe de Coutinho, do eletricista à  montadora.

Há cerca de um ano o Selo Sesc lançou “Eduardo Coutinho, 07 de Outubro”, no CineSesc, abrindo a 14ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que reapresentou mais de 100 filmes brasileiros exibidos no circuito comercial paulista. Agora, com o DVD e a apresentação no Espaço Itaú, o Selo busca ampliar a abrangência deste registro sobre a fundamental obra de Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.