O Cinema no Século

Muitos dos textos reunidos neste volume tiveram origem numa possível programação da incipiente Cinemateca Brasileira, entidade que Paulo Emílio tentou implantar durante vinte anos e que até hoje o tem como patrono. O capítulo final de O Cinema no Século, que a Companhia das Letras lança agora, reúne reflexões gerais sobre o fascínio exercido pelo cinema no século XX e sua inevitável, mas libertadora, decadência.

Sergei Eisenstein, Charles Chaplin, D. W. Griffith, Orson Welles, Federico Fellini e Jean Renoir são alguns dos nomes que formam o panteão do crítico e que servem de objeto de análise a ele neste volume de textos iluminados e esclarecedores.

Se hoje são nomes entronizados na estante de qualquer cinéfilo, na época em que Paulo Emílio escrevia suas obras eles estavam em pleno processo de consagração – e esses ensaios contribuíram de modo decisivo para esse processo no Brasil.

São trabalhos que atestam o empenho militante de Paulo Emílio pelo cinema no país. Como lembra o crítico Sergio Augusto no texto de orelha deste volume, Paulo Emílio permaneceu fiel a seus ídolos até o fim da vida. “Sobre todos eles escreveu páginas magníficas, até hoje insuperáveis em língua portuguesa.”

Sobre o autor: Paulo Emílio Sales Gomes (1916-1977) viveu muitas vidas em uma só. Como crítico de cinema, foi presença constante na revista Clima, ao lado de Antonio Candido e Décio de Almeida Prado, colaborador assíduo do Suplemento Literário do Estado de S. Paulo e um dos mentores do Cinema Novo. Como ficcionista, é autor de ao menos um clássico da literatura brasileira: Três Mulheres de Três PPPês (1976). Como professor universitário, escreveu um estudo decisivo sobre Humberto Mauro e foi mentor de algumas gerações de alunos, na Universidade de Brasília e na Universidade de São Paulo. Como defensor da cinematografia nacional e intelectual engajado, assinou incontáveis artigos de jornal e foi fundador da Cinemateca Brasileira.

O Cinema no Século
Autor: Paulo Emílio Sales Gomes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 600
Preço: R$ 54,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.