Filmes da Bolívia são exibidos em mostra inédita

A primeira mostra dedicada ao cinema da Bolívia já realizada no Rio, acontece de 21 de abril a 3 de maio, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Cine Boliviano oferecerá um panorama da produção daquele país exibindo as obras mais relevantes dos últimos anos e uma seleção de clássicos, somando 18 títulos de ficção e documentário.

A nova geração de cineastas marca presença com sucessos de público e crítica, como Dependência Sexual (2003), instigante obra pop de Rodrigo Bellott, a oitava maior bilheteria no país naquele ano, Quem Matou a Pequena Lhama Branca? (2007), uma sátira aos clichês sobre a Bolívia, e Zona Sul (2009), de Juan Carlos Valdívia, que conquistou prêmios internacionais revelando a classe alta de La Paz.

Entre os títulos clássicos selecionados, que serão exibidos em versões restauradas, destacam-se Vuelve Sebastiana (1953), um dos filmes mais importantes do cinema boliviano e latino-americano, dirigido por Jorge Ruiz e Augusto Roca, e Ukamau (1966), de Jorge Sanjinés, primeiro filme falado em aimará – língua indígena com mais 1,2 milhão de falantes na Bolívia –, carregado com forte conteúdo político e social. Outras três películas de Sanjinés foram incluídas na mostra, entre elas, Insurgentes (2012), seu mais recente trabalho. 

Como parte da mostra, no dia 30 de abril (quinta-feira), às 18h, um debate com os professores Fabián Núñez, autor do texto do catálogo, e Nina Tedesco, com mediação do curador Jaiê Saavedra, abordará a história do cinema na Bolívia, destacando seus principais cineastas, temáticas e estilos, além da influência do cinema boliviano no Brasil e vice-versa.

Toda a programação da mostra está disponível em www.caixacultural.com.br.

 

Mostra Cine Boliviano
Data: 21 de abril a 3 de maio (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 78 lugares (mais três para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.