Mostra reúne documentários franceses contemporâneos

O Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 21 de abril a 3 de maio, reúne 25 documentários produzidos nos últimos 25 anos na França, muitos ainda inéditos no Brasil. A mostra exibirá filmes de 18 diretores de diferentes gerações, entre eles Denis Gheerbrant, uma das principais referências do gênero em seu país.

Gheerbrant virá ao Rio de Janeiro a convite do evento e terá uma retrospectiva especial dentro da mostra, composta por seis filmes, entre os quais A Vida É Imensa e Cheia de Perigos (1995) e o seu trabalho mais recente, De Greve (2014). O projeto é uma realização da BLG Entretenimento e da Casa do Doc, com curadoria de Jeanne Dosse e Tatiana Devos Gentile, em parceria com a associação francesa Documentaire sur grand écran.

Os filmes selecionados passam longe da Torre Eiffel e de outros cartões-postais. As produções abordam a vida nas periferias das cidades francesas e suas questões, como nos filmes Crônicas de uma Periferia Comum, de Dominique Cabrera, e Alimentation Générale, uma Mercearia, de Chantal Briet. As produções também se valem de um humor peculiar para oferecer um outro olhar sobre a sociedade. Exemplos são os documentários Estherkha, do diretor David Quesemand, e A Virgem, os Coptas e Eu, de Namir Abdel Messeeh.

No dia 25 de abril (sábado), às 18h, o diretor Denis Gheerbrant realiza uma masterclass com entrada franca. A inscrição deve ser feita pelo e-mail acasadodoc@gmail.com. E no dia 27 (segunda-feira), às 18h e às 20h, o diretor também participará de debate após a sessão dos filmes E a Vida e A Viagem ao Mar, no CineMaison, no Consulado da França.

Dia 2 de maio (sábado), no último fim de semana da mostra, a partir das 18h, será promovida, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, uma mesa de debate com a participação das pesquisadoras Anita Leandro e Thais Blank. A entrada é franca, com distribuição de senhas no mesmo dia, a partir das 15h30.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.caixacultural.com.br.

 

Cine Doc Fr – Mostra de Cinema documentário francês contemporâneo
Data: 21 de abril a 3 de maio (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 80 lugares (mais três para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.