Programa disponibiliza documentos para produtores

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) validou oito modelos referenciais de contratos desenvolvidos pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e pelo Sebrae para orientar e ajudar os produtores de conteúdo audiovisual brasileiros em suas relações de contratação profissional e comercial, reduzindo os riscos jurídicos e financeiros em seus projetos e negócios. Os formulários estarão disponíveis para donwload gratuito no site do Objetiva – Empreendedorismo em Foco, programa desenvolvido pelas duas entidades para capacitar os profissionais do mercado audiovisual, que reúne cerca de oito mil empresas em todo o país. Os documentos também serão publicados no site da ANCINE.

A iniciativa visa oferecer aos profissionais base jurídica referencial para agilizar e formalizar negociações durante o processo de produção de obras audiovisuais. Os contratos, criados de acordo com a legislação específica do setor, dão respaldo jurídico consistente para a realização das produções e esclarecem dúvidas referentes a toda a cadeia produtiva do desenvolvimento de obras audiovisuais, desde o início ao fim de cada projeto.

Registrados em cartório e idelizados pela diretoria executiva da APRO, Sonia Piassa, e pela presidenta da entidade, Leyla Fernandes, os modelos foram desenvolvidos pelos advogados João Paulo Morello, Gabriela Pires Pastore e Thiago Macedo Clayton, do escritório Coelho e Morello Advogados Associados. O processo contou com a relevante parceria dos representantes jurídicos das seguintes entidades: Dra. Debora Ivanov, Diretora Executiva do SIAESP; Dr. Rodrigo Salinas e Dr. Gilberto Toscano, advogados representantes da ABPITV, membros do escritório Cesnik Quintino e Salinas Advogados; Dra. Claudia Toledo Mesquita, advogada da produtora Gullane Entretenimento S/A.

A APRO, baseado no seu pioneirismo na organização do segmento publicitário norteado por contratos padrões de produção, contratação de equipe e atores e compra de material de stock shot, teve o firme propósito de iniciar o Programa de Capacitação Objetiva voltado para o setor audiovisual.

Com estes contratos, os empreendedores do audiovisual terão suas relações profissionais de produção de conteúdo formalizadas, reduzindo os riscos jurídicos e financeiros. Além dos modelos validados pela ANCINE, o Programa Objetiva ainda vai disponibilizar ao mercado outras 24 minutas que tratam de temas gerais relacionados ao audiovisual.

2 thoughts on “Programa disponibiliza documentos para produtores

  • 4 de maio de 2015 em 21:42
    Permalink

    acessei o site do Objetiva, fiz o cadastro e não foi possível realizar o download. Favor verificar com o Objetiva se o download realmente é gratuito. Atenciosamente

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.