O Vendedor de Passados

Vencedor do prêmio de ficção estrangeira do jornal inglês “The Independent”, O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa, volta às livrarias junto com o lançamento nacional do filme, dirigido por Lula Buarque de Holanda e protagonizado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes, que estreia nos cinemas no dia 21 de maio.

Publicada pela Gryphus Editora em 2004, a obra chega a sua terceira edição, revista e atualizada, além de nova capa, estampada com os atores do filme. Nesse romance, José Eduardo Agualusa conta a história de Félix Ventura, especialista em um estranho ofício: vender passados falsos. Seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado.

Félix se especializa em fabricar memórias incríveis, cria honradas genealogias, passados felizes, com direito a fotografias e detalhes íntimos dos ilustres ancestrais. A vida corre-lhe bem. Entretanto, numa noite em sua casa em Luanda, Félix recebe a visita de um misterioso estrangeiro a procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer.

Sátira feroz, mas divertida e bem-humorada, à atual sociedade angolana, O Vendedor de Passados é também uma reflexão sobre a construção da memória e seus equívocos. 

Sobre o autor: José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, em 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Jornalista, escritor e cronista, é membro da União dos Escritores Angolanos. A sua obra encontra-se traduzida em mais de vinte idiomas. Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos da língua portuguesa.

O Vendedor de Passados
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Gryphus
Páginas: 208
Preço: R$ 42,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.