Revista do Cinema Brasileiro estreia nova temporada

A nova temporada do Revista do Cinema Brasileiro estreia sábado, dia 23 de maio, às 22h15, na TV Brasil, e marca a maioridade do programa, que completa 21 anos no ar em 2015. Idealizado e dirigido por Marco Altberg, e exibido desde 1994, o programa tem como sua maior marca celebrar os filmes, atores e realizadores nacionais.

O episódio de estreia traz imagens das ex-apresentadoras Julia Lemmertz, que ficou quinze anos à frente do programa, e Maria Luisa Mendonça, e exibe depoimentos de nomes importantes do nosso cinema, como Walter Carvalho, Toni Ramos e Chico Diaz. Natália Lage, que assumiu o posto de apresentadora em 2013, recebe a atriz Mariana Ximenes para uma entrevista no estúdio. O foco do bate-papo é o filme O Homem Só, em que protagoniza e assina a produção.

Outro destaque deste episódio é o longa A Frente Fria que a Chuva Traz, inspirado no texto teatral de Mario Bortolotto. Dirigido por Neville de Almeida, o filme, rodado no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, mostra jovens ricos que sobem até a favela em busca de diversão sem limites. À frente de sucessos como A Dama do Lotação e Rio Babilônia, Neville volta a falar, neste filme, sobre favela e libertinagem na alta sociedade. A equipe de reportagem conversou com ele e com os atores Bruna Linzmeyer e Michel Melamed. Além de atuar, Melamed assina o roteiro.

O quadro Memória RCB relembra Cinco Vezes Favela, de Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman. O filme é um dos primeiros sucessos internacionais do Cinema Novo.

O programa mostra ainda os bastidores do longa Permanência, de Leonardo Lacca. Filmado em São Paulo, o filme é estrelado por Irandhir Santos. Na sequência, o assunto é animação. O curta Loja de Répteis, que recebeu três prêmios no Festival de Brasília em 2014, leva para a tela do cinema um conto escrito pelo próprio diretor, o pernambucano Pedro Severien. Ele e a atriz Maeve Jinkings contam ao programa como foi a experiência dessa produção.

O programa encerra com o micrometragem Língua Livre, de Igor e Ivan Spacek, finalista do Festival CelUCine em 2009.

O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar na TV Brasil (RJ: Canal 2, 18 Net, 166 Sky. SP: Canal 62, 4 Net, 116 Sky), sábado, às 21h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.