Sessão do Teste de Audiência apresenta “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História”

A quarta sessão do Teste de Audiência, em São Paulo, será no dia 2 de junho, às 20h, no Caixa Belas Artes. Desta vez, o filme a ser exibido é “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História”, do diretor Ricardo Pinto e Silva. A atividade, idealizada e comandada pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, ocorre sempre às primeiras terças-feiras do mês, até o final de 2015, no mesmo endereço.

“Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História” conta a história do empresário Mario Wallace Simonsen (1909-1965), desde a construção do seu conglomerado empresarial, até sua derrocada, ao ser perseguido e destruído pelo regime militar. Simonsen foi o homem mais rico do Brasil naquela época, dono de mais de 30 empresas, dentre elas a Panair, TV Excelsior, Cia Melhoramentos, Banco Noroeste, Comal, entre outras.

Apesar da vida de luxo que Simonsen e sua família levavam, o empresário morreu aos 56 anos, em Orgevall, um vilarejo próximo a Paris, destituído de quase tudo, inclusive da vontade de viver. Todas as suas empresas foram tomadas ou fechadas pelo governo, sob as mais variadas alegações. No documentário, o diretor reconstitui os fatos e as circunstâncias que culminaram na derrocada e na morte de Simonsen e busca respostas sobre o por quê deste empresário pioneiro ter sido expurgado da memória brasileira.

Em nove edições do projeto, o Teste de Audiência exibiu mais de 80 longas-metragens brasileiros entre as cidades de Brasília e Curitiba. Em São Paulo, o projeto estreou em março com o filme “A Noite Escura da Alma”, do diretor Henrique Dantas. Em abril e maio, foram exibidos os filmes “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz, e “#garotas”, de Alex Medeiros.

Diretores interessados em ter acesso gratuito à atividade podem inscrever o seu longa em formato aberto pelos e-mails da curadoria do Teste de Audiência (Marcio Curi – mccuri@gmail.com e Renato Barbieri – renato@gayafilmes.com). O projeto aceita inscrições de longa-metragem em todos os gêneros cinematográficos, como documentário, ficção e animação. Para a participação no programa é fundamental que o diretor tenha disponibilidade para acompanhar a sessão e debater com o público após a exibição do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.