Confira os vencedores do FAM

Dois curta-metragens ficaram com quase a metade dos prêmios do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2015): o catarinense “Dona Bilica – Naquele Tempo”, de Renato Turnes, e o cearense “Joaquim Bralhador”, de Márcio Câmara. O primeiro levou cinco prêmios, e o segundo, quatro. O anúncio dos vencedores foi feito durante a cerimônia de encerramento do festival, ocorrida na noite desta sexta-feira, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, logo após a homenagem feita ao cineasta Zelito Viana.

Dona Bilica é uma personagem criada há cerca de 20 anos pela atriz Vanderléia Will e que representa a cultura açoriana do litoral catarinense. Rodado em 2013, o filme mostra o encontro da atriz com antigos moradores de Florianópolis para recolher material para a montagem de um novo espetáculo. Dentro do FAM, o filme participou da Mostra de Curtas Catarinense e venceu nas duas categorias: Júri Oficial e Popular.

Rodado no sertão do Ceará, “Joaquim Bralhador” é um filme poético que participou da Mostra de Curtas Mercosul e venceu na opinião do Júri Oficial. Conta a história de um menino e um cavalo. Bralhar significa andadura apressada: o passo mais macio e mais difícil para um cavalo.

Na Mostra de Documentários, o vencedor pelo Júri Oficial foi “O Gigantesco Ímã”, de Petrônio e Tiago Scorza, enquanto na Mostra Infanto-juvenil, o Júri Oficial escolheu o filme “Tai…ó – Uma Aventura na Lagoa”, de Mauricio Venturi.

Além dos prêmios específicos dos júris oficial e popular em suas mostras, os 24 filmes das mostras Catarinense e de Curtas Mercosul também competiram, juntos, em 12 categorias.

Veja abaixo todos os premiados do FAM 2015:

MOSTRA CURTAS MERCOSUL

Júri Oficial: Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara
Júri Popular: Capital da Fé, de Gabriel Santos

MOSTRA CATARINENSE

Júri Oficial: Dona Bilica – Naquele Tempo, de Renato Turnes
Júri Popular: Dona Bilica – Naquele Tempo, de Renato Turnes

MOSTRA DOC-FAM

Júri Oficial: O Gigantesco Ímã, de Petrônio e Tiago Scorza
Júri Popular: Desculpe pelo Transtorno: A história do bar do Chico, de Todd Southgate

MOSTRA INFANTO-JUVENIL

Júri Oficial: Tai…ó – Uma aventura na Lagoa, de Mauricio Venturi
Júri Popular: Teatro de Sombras, de Andréia Kaláboa e Guto Pasko

MOSTRA DE CURTAS (MERCOSUL E CATARINENSE)

Melhor Ficção: Joaquim Bralhador, Márcio Câmara
Melhor Documentário: Dona Bilica – Naquele Tempo, de Renato Turnes
Melhor Animação: Guida, de Rosana Urbes
Melhor Direção: Dona Bilica – Naquele Tempo, de Renato Turnes
Melhor Roteiro: Márcio Câmara, com Joaquim Bralhador
Melhor Montagem: Marco Martins, com Dona Bilica – Naquele Tempo
Melhor Fotografia: Micheli Diniz, com O Voo da Borboleta
Melhor Som: Patricio Plaza, com Padre
Melhor Trilha Sonora Original: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, com Guida
Melhor Direção de Arte: Michelly Hadassa, com Feriado
Melhor Atriz: Delfina Paredes, de Hasta Siempre
Melhor Ator: Paulo José, de Joaquim Bralhador

PRÊMIO CANAL BRASIL

O diretor geral do Canal Brasil Paulo Mendonça fez o anúncio do retorno ao FAM do Prêmio Canal Brasil de Curtas, que premia com R$ 15 mil o melhor curta-metragem dos mais importantes festivais de cinema do país. A comissão julgadora, convidada pelo Canal Brasil e composta por jornalistas especializados em cinema, avaliou os 16 filmes da Mostra de Curtas Mercosul e selecionou “Edifício Tatuapé Mahal”, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, para receber o prêmio. Além disso, o filme também concorre ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas, disputado por todos os vencedores dos festivais e que oferece mais R$ 50 mil em prêmio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.