Mostra reúne filmes recentes da chamada África Negra

A mostra África, Cinema – Um Olhar Contemporâneo, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 30 de junho a 12 de julho, apresenta 17 filmes dos principais nomes do cinema atual realizado na chamada “África Negra”, região ao sul do Saara, uma das mais carentes do mundo. Apesar de não ter tradição de produção cinematográfica, os filmes locais têm surpreendido público e crítica em festivais internacionais.

A mostra vai exibir produções de Burkina Faso, Congo, Chade, Mali, Mauritânia, Moçambique e Senegal. O mauritano Abderrahmane Sissako e o chadiano Mahamat-Saleh Haroun, que já tiveram filmes em exibição comercial no Brasil – respectivamente, Timbuktu (indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2015) e Um Homem que Grita –, são os mais reconhecidos autores da região e terão retrospectivas de suas obras no evento.

Entre os destaques da mostra, também estão Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo, brasileiro radicado em Moçambique e um dos nomes mais importantes do cinema deste país; O Barco da Esperança (2012), de Moussa Touré, que foi exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, e conta a história de um grupo de africanos que tenta entrar ilegalmente, pelo mar, na Espanha; e Viva Riva! (2010), de Djo Munga, que foi comparado à Pulp Fiction e Cidade de Deus quando foi exibido no Festival de Berlim.

No dia 4 de julho (sábado), será realizado, às 18h, um debate gratuito sobre o cinema africano, com o ator Milton Gonçalves, o curador da mostra João Juarez Guimarães e o crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira.

No sábado seguinte (11), às 14h, o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo ministrará a oficina As Quatro Escolas do Cinema Africano, que discorrerá sobre as aproximações e diferenças da produção de cada região da África. Para participar da oficina, basta se inscrever através do email oficina@laffilmes.com.br e fazer a doação de um livro.

A programação completa dos filmes e horários pode ser conferida no site www.africacinema.com.br.

 

Mostra África, Cinema – Um Olhar Contemporâneo
Data: 30 de junho a 12 de julho (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – Telefone: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 80 lugares (mais três para cadeirantes)
Classificação Indicativa: consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.