Mostra ao ar livre reúne alguns dos maiores filmes do cinema mundial

A mostra Cinema ao Ar Livre CCBB reúne uma coleção de títulos sugeridos por uma curadoria estrelada e formada pelo produtor José Da Mata, pelo jornalista, crítico e cineasta Sérgio Moriconi, pelo produtor e artista plástico Eduardo Cabral, pelo grande documentarista Vladimir Carvalho e pelo poeta Nicolas Behr. Eles elegeram títulos que compõem a lista dos maiores filmes da história do cinema de grande parte da crítica internacional.

Grande parte das sessões acontecerá dentro do Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. A produção reservou para a área externa projeções nas noites do sábado e domingo, sempre às 20h. Será possível assistir ao ar livre a títulos como Sonhos, de Akira Kurosawa, ou Meu Tio, de Jacques Tati.

De 29 de julho a 16 de agosto, a mostra exibirá 34 filmes, procurando seguir uma ordem cronológica. Desta forma, será possível ter, ao final do período, um grande e completo painel da cinematografia mundial ao longo dos séculos XX e XXI.

Fazem parte da programação clássicos como Aurora, de Murnau, Outubro, de Eisentein, e Um Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, todos eles realizados na alvorada do cinema, ainda na década de 1920. Também da primeira metade do século XX, estão títulos como Monsieur Verdoux, de Charles Chaplin, o comovente Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, e Crepúsculo dos Deuses, a obra-prima de Billy Wilder.

Alguns dos mais prestigiados diretores da história estão contemplados na mostra: de Bergman está Morangos Silvestres, de 1957, mesmo ano de Noites de Cabíria, do genial Federico Fellini. De 1958, que se provou um ano muito fértil em grandes produções cinematográficas serão exibidos filmes como Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wadja, e Meu Tio, de Jacques Tati. E ainda da década de 1950, os belos Hiroshima meu Amor, de Alain Resnais, e De Repente, no Último Verão, de Mankiewicz, ambos realizados em 1959.

A década de 1960 está comtemplada com grandes produções de gênios do cinema como Jean-Luc Godard (O Desprezo), Luis Buñuel (A Bela da Tarde) e Stanley Kubrick (2001, uma Odisseia no Espaço). E o passeio segue pelas décadas de 1970, exibindo filmes como Terra de Ninguém, de Terrence Malick; pelos anos 1980, em obras-primas como Asas do Desejo, de Win Wenders; e pelos 1990 – Estamos Todos Bem, de Giuseppe Tornatore, O Jogador, de Robert Altman, e Fargo¸de Joel Coen e Ethan Coen.

A mostra chega ao século XXI em produções de inegável qualidade, como Cidade dos Sonhos, de David Lynch, Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira, Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein, A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, e O Som ao Redor, do brasileiro Kléber Mendonça – além deste, a mostra também exibirá o primeiro filme de Arnaldo Jabor, o grande A Opinião Pública.

A programação completa pode ser conferida no site bb.com.br/cultura.

 

Cinema ao Ar Livre CCBB
Data: 29 de julho a 16 de agosto
Local: Cinema do CCBB Brasília e área externa do CCBB – SCES Trecho 2 – 61 3108-7600
Horários: 18h e 20h
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.