Seminário sobre internacionalização terá a participação da produtora francesa Marie-Pierre Macia, do Marché du Film

Com a participação da produtora francesa Marie-Pierre Macia e do agente brasileiro Sandro Florin, o Sistema FIRJAN, em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV), promove na próxima quinta-feira, dia 6, a terceira edição dos ‘Seminários de Audiovisual’. Com o tema ‘Internacionalização – Plataforma Films From Rio’, o evento debaterá as formas de inserção da produção nacional no cenário internacional, a partir das 15h, na sede da Federação (Av. Graça Aranha 1 – Centro, Rio de Janeiro).

Os encontros são voltados para a capacitação dos empresários e interessados no segmento, visando fortalecer a indústria do audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. O seminário contará ainda com a palestra técnica de Renata Carvalho, coordenadora geral de Mercado Externo da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

A francesa Marie-Pierre Macia possui vasta experiência no mercado internacional e é consultora do Films From Rio indicada pelo Marché du Film, do Festival de Cannes. Já o agente Sandro Fiorin reside há 20 anos nos Estados Unidos e sua atuação tem como foco principal a venda, coprodução e distribuição de filmes latino-americanos.

O seminário contará, ainda, com a presença dos produtores selecionados para a edição 2015-2016 do Films From Rio, programa de internacionalização do setor audiovisual resultado de uma parceria entre Sistema FIRJAN, SICAV, RioMarket/Festival do Rio, RioFilme, Sebrae, SEC e Marché du Film, do Festival de Cannes.

Segundo estudo intitulado “Contribuição Econômica do Setor Audiovisual Brasileiro”, da Tendências Consultoria, a indústria audiovisual responde diretamente por 0,57% do PIB brasileiro, gerando ainda cerca de 110 mil empregos diretos, o mesmo que o setor de turismo. Esse PIB é equivalente a dos setores têxtil e de produtos farmacêuticos.

A indústria do audiovisual emprega 0,37% da mão de obra total do setor de serviços e recolhe mais de R$ 2 bilhões/ano em impostos. Caso não houvesse a pirataria, estima-se que o recolhimento de impostos seria na ordem de R$ 4 bilhões/ano. A partir desses dados, a questão dos direitos autorais é vital para o crescimento da atividade audiovisual no Brasil. O estudo é de setembro de 2014.

O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. A programação completa e inscrições podem ser feitas pelo site www.firjan.com.br. Mais informações pelos telefones 0800 0231 231 ou 4002-0231.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.