Tudo por Amor ao Cinema

Conhecido por sua atuação na divulgação e preservação do cinema brasileiro e latino-americano, o amazonense Cosme Alves Netto teve uma história de amor e dedicação à sétima arte. Cosme chegou ao Rio na década de 50 para estudar, formando-se em Comunicação Social e Filosofia. Em agosto de 1964, assumiu a Cinemateca do MAM, onde permaneceu por mais de 30 anos, transformando a instituição em um espaço de manifestação e guarda clandestina de filmes perseguidos pela ditadura.

Tudo por Amor ao Cinema, dirigido por Aurélio Michiles, mostra depoimentos de familiares e amigos de longa data. Entre eles, grandes nomes do cinema brasileiro como Eduardo Coutinho, Cacá Diegues, Walter Carvalho, Vladimir Carvalho, Nelson Pereira dos Santos, Jurandyr Noronha, Oswaldo Caldeira, Silvio Tendler, Orlando Senna, Geraldo Moraes e Andrea Tonacci relatam quem foi Cosme. O documentário, que teve montagem do diretor Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta), foi rodado no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Manaus), Havana (Cuba) e Lisboa (Portugal).

Ao todo, o filme conta com 34 entrevistas, fragmentos de cenas de 70 filmes e um vasto arquivo pessoal de imagens e objetos cuidadosamente escolhidos pelo diretor para contar a trajetória desse ilustre guardião, o qual dedicou sua vida a proteger obras cinematográficas, inclusive guardando-as clandestinamente e, por causa disso, foi preso e torturado por duas vezes (1964 e 1969) durante a ditadura.

Tudo por Amor ao Cinema abriu a 19º edição do Festival Internacional É Tudo Verdade, no Rio de Janeiro, com exibição também em São Paulo. Desde então, vem participando de importantes festivais na América Latina, como o 36º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana-Cuba e o 33º Festival Internacional de Cinema do Uruguai. No Brasil, teve sua participação no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além do 9ª CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, onde abriu a mostra e foi homenageado.

O filme chega aos cinemas no dia 30 de julho, pela Nossa Distribuidora, e no dia 29 de julho, às 20h, haverá uma pré-estreia com debate com o diretor Aurélio Michiles e a jornalista Maria do Rosário Caetano, e mediação do repórter da Ilustrada da Folha de São Paulo, Guilherme Genestreti. A sessão é gratuita e acontecerá no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, em São Paulo. É necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.