Intempérie

Agachado no esconderijo que achou para si, um garoto fugitivo escuta os gritos dos homens que o perseguem. Quando não o encontram, o que lhe resta é uma planície infinita e árida, a qual deve atravessar se quiser ficar longe de uma vez por todas do que provocou sua fuga. Certa noite, seu caminho cruza com o de um pastor de cabras idoso, e, a partir desse momento, tudo mudará na vida dos dois.

Intempérie narra a fuga de uma criança através de um país devastado pela seca e regido pela violência. Um mundo isolado, onde não há nomes ou datas, no qual a moralidade escapou pelo mesmo ralo por onde a água escoou. É nesse cenário que o garoto, ainda não totalmente entregue, terá a oportunidade de se iniciar nos dolorosos rudimentos da consciência, ou, pelo contrário, exercer para sempre a violência da qual já provou.

Através desses arquétipos — como o garoto, o pastor de cabras e o aguazil —, Jesús Carrasco constrói uma narrativa dura, mas salpicada com momentos de intenso lirismo. Um romance esculpido palavra por palavra, no qual a presença de uma natureza implacável tece e se confunde com a história, em que a dignidade do ser humano emerge com força incomum de fissuras secas sobre a terra.

Em 2013, “Intempérie” foi eleito como livro do ano pelos jornais El PaísEl Mundo e La Vanguardia, entre outros diários espanhóis. Também foi aclamado por leitores, associações e sindicatos de livreiros. Com direitos vendidos para mais de 20 países, a história será também adaptada para o cinema.

Sobre o autor: Jesús Carrasco nasceu em Badajoz, em 1972 e, em 2005, se mudou para Sevilha, onde vive atualmente. Desde 1996, é redator publicitário, atividade que exerce paralelamente a seu ofício de escritor. Intempérie o consagrou como o autor de uma das estreias mais deslumbrantes do panorama literário internacional. Vencedor de vários prêmios, o romance teve um acolhimento entusiástico na Espanha e está prevista a sua publicação em mais de vinte países.

Intempérie
Autor: Jesús Carrasco
Tradução: Luís Carlos Cabral
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 182
Preço: R$ 29,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.