Programa IBERMEDIA contempla 19 projetos brasileiros

O Programa IBERMEDIA divulgou os vencedores de sua Convocatória 2015, que oferece apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV, e à coprodução de filmes ibero-americanos. São ao todo 105 projetos selecionados, sendo 56 para coprodução e 49 para desenvolvimento. O anúncio foi feito durante a Reunião Extraordinária do Comitê Intergovernamental IBERMEDIA, em Punta Cana, na República Dominicana.

Na linha que oferece apoio à coprodução, 14 projetos com participação brasileira estão entre os contemplados, sendo seis em que o Brasil é o coprodutor majoritário e outros oito que tem produtoras brasileiras com participação minoritária. Os aportes concedidos variam de 50 a 150 mil dólares e serão destinados a cada produtor de acordo com a participação financeira na coprodução.

Os projetos com participação majoritária brasileira são: “O Grande Circo Místico”, com direção de Cacá Diegues e apresentado pela Luz Mágica Audiovisual (com coprodução da Fado Filmes, de Portugal; e da Milonga Productions, da França); “Fisín”, com direção de Margatita Hernández e apresentado pela Bucanero Films (em parceria com a argentina Cinema 7 Films); “Um Certo Joaquim”, com direção de Marcelo Gomes e apresentado pela REC Produtores Associados (tendo a portuguesa Ukbar Filmes como coprodutora); “Praça Paris”, com direção de Lucia Murat e apresentado pela Taiga Films (com coprodução da argentina Cepa Audiovisual e da portuguesa Fado Filmes); “Happy Hour”, dirigido por Eduardo Albergaria e apresentado pela Urca Filmes (com a Haddock Films, da Argentina, como parceira); e “O Fantasista”, com direção de Roberto Studart e apresentado pela Truque Produtora de Cinema (com as empresas Crisálida Project, da Argentina, e Igolai Producciones, da Colômbia, como coprodutoras).

Outros oito projetos contemplados têm participação minoritária de empresas produtoras brasileiras: A Desvia Produções participa da produção de “Chico Ventana También Quisiera Tener un Submarino”, de Alex Piperno, ao lado de uma empresa argentina e outra uruguaia, e de “Rojo”, de Benjamin Naishat, em parceria com outra produtora argentina; a Refinaria Produções é parceira de uma produtora portuguesa em “Seara de Vento”, de Sérgio Tréfaut; a Luz Mágica Audiovisual tem a portuguesa Fado Filmes como sócia nas coproduções “Refrigerantes”, de Luís Galvão Teles, e “Rosas de Ermera”, de Luis Filipe Rocha; a Esquina Produções Artísticas divide com uma produtora paraguaia a produção de “Las Herederas”, de Marcelo Martinessi; a Avila Films, associada a uma produtora venezuelana em “El Último Año del Congo Mirador”, de Anabel Rodríguez Rios; e a Prodigo Films, que assina a coprodução “Sueño Florianópolis”, de Ana Katz, junto a uma produtora argentina.

Já na linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão, foram cinco os projetos brasileiros selecionados. Os prêmios individuais variam entre 7,5 e 10 mil dólares. São eles: “Fé Cega, Faca Amolada”, da Persona non Grata Pictures, com direção e roteiro de Antonio Ferreira; “Dolores”, da Bossa Nova Films, com roteiro de Sabian Anzotaegui e direção de Chico Teixeira; “Vozes no Silêncio”, da T’AI Criação e Produção, com roteiro de Renata Maria Coimbra e direção dela e de Juliano Luedes; “Bagdá”, da Manjericão Filmes, com direção e roteiro de Caru Alves de Souza; e “Pétalas Negras”, da Embaúba Produções, com roteiro de Roberto Rueda Monreal e direção de Pedro Rosa.

One thought on “Programa IBERMEDIA contempla 19 projetos brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.