Filmes brasileiros são selecionados no Festival de Cannes

O Festival de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio, na cidade de Cannes, na França, terá a participação de dois filmes brasileiros, selecionados para mostras oficiais, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Cinema Novo, de Eryk Rocha.

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia mundial no festival, na Competição Oficial. No filme, Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Cinema Novo, de Eryk Rocha, foi selecionado pela Mostra Oficial Cannes Classics, voltada para filmes clássicos e do patrimônio do cinema mundial em cópias restauradas, além de filmes que homenageiam o cinema. A obra é um filme-ensaio que investiga poeticamente o principal movimento cinematográfico latino-americano, através do pensamento dos seus principais autores: Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Cacá Diegues, Walter Lima Jr, Paulo César Saraceni, entre outros. O filme concorre ainda ao prêmio L’Oeil d’or (Olho de Ouro) que é entregue ao Melhor documentário do Festival de Cannes, escolhido a partir de todos os documentários selecionados em todas as mostras, oficiais e paralelas. O júri desse ano é presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, diretor de Fuocoammare, grande vencedor do Festival de Berlim 2016, e composto pelo jornalista brasileiro Amir Labaki, diretor do Festival É Tudo verdade; pela cineasta francesa Annie Aghion; pela a atriz belga Natascha Regnier e pelo o produtor francês Thierry Garrel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.