Futebol

Primeiro longa-metragem do diretor Sergio Oksman, O Futebol integrou a seleção da Mostra Competitiva Brasileira de Longa ou Média-Metragem da 21ª edição do Festival internacional de documentários É Tudo Verdade, onde ganhou os prêmios de Melhor Filme do Júri do Festival e o prêmio de Melhor Filme pela ABRACCINE – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. O Futebol estreia dia 21 de abril com distribuição da Vitrine Filmes.

O filme acompanha o reencontro do próprio diretor com seu pai, Simão, que ele não via há mais de 20 anos. Se passa em junho de 2014, quando o diretor deixa a Espanha para acompanhar a Copa do Mundo em sua cidade natal, São Paulo.

A coprodução entre Brasil e Espanha se aproxima da ficção ao narrar o reencontro dos dois, que decidem assistir a todos os jogos da Copa juntos; ao mesmo tempo em que documenta todo o período do mundial no Brasil sob um olhar muito original. O futebol, em si, nunca aparece em cena, mas funciona como cenário das tensões sociais e familiares que o longa capta com rigor e delicadeza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.