O Gerente Noturno

Quem vê Jonathan Pine exibindo seu sorriso cortês e oferecendo seus préstimos como gerente noturno de um hotel de luxo em Zurique, na Suíça, não imagina que seu passado guarda recordações que nada têm a ver com turismo. Ex-soldado do exército britânico, ele abandonou uma promissora carreira militar para fugir de traumas pessoais e profissionais.

Mas, numa noite de nevasca, enquanto o mundo volta os olhos aos bombardeios da recém-começada Guerra do Golfo, o hotel onde Pine trabalha recebe um visitante ilustre. Richard Onslow Roper é um empresário riquíssimo, que esconde sob essa fachada a rotina como um dos criminosos mais perigosos e cruéis do mundo – e aparentemente inalcançável para as autoridades.

O encontro breve entre os dois protagonistas desencadeia uma série de eventos que colocarão Pine novamente na folha de pagamento do Serviço Secreto Britânico, tendo Roper como alvo. Para isso, o soldado embarca numa perseguição que passará por diversas partes do mundo; da Cornualha ao Quebec, das Bahamas ao Panamá e até aos Estados Unidos. O problema é que, para chegar aos aliados de Roper, Pine terá que tornar-se um criminoso. E não são poucos os conflitos que surgirão daí.

Lançado nos anos 1990, “O Gerente Noturno” ganha nova edição pela editora Record. O livro de John le Carré deu origem à série de TV “The Night Manager”, produzida pela BBC e exibida no Brasil pelo canal AMC. Pine e Roper são vividos, respectivamente, pelos atores Tom Hiddleston (“Os Vingadores” e “A Colina Escarlate”) e Hugh Laurie (“House”). A nova edição inclui um texto de Le Carré sobre a adaptação televisiva do livro.

Sobre o autor: John Le Carré nasceu em 1931 na Inglaterra. Lecionou no Eton College e, durante a Guerra Fria, trabalhou no Serviço Britânico de Inteligência. Diversos de seus livros foram adaptados com sucesso para o cinema, como “O Homem Mais Procurado”, “O Espião que Sabia Demais”, “O Jardineiro Fiel” e “O Alfaiate do Panamá”, entre outros. “O Gerente Noturno” é um de seus títulos mais aclamados pela crítica: foi traduzido para mais de 20 idiomas e vendeu mais de 1 milhão de cópias apenas na América do Norte. Os livros do autor publicados pela Record já venderam mais de 300 mil exemplares no Brasil.

O Gerente Noturno
Autor: John Le Carré
Tradução: Eduardo Francisco Alves
Editora: Record
Páginas: 518
Preço: R$ 54,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.