Ancine abre inscrições para o primeiro edital de coprodução Chile-Brasil

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital de Coprodução Chile-Brasil, realizado pela ANCINE em parceria com o Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), do Chile. Este é o quarto edital binacional do Programa Brasil de Todas as Telas que, utilizando recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), já mantém parcerias com Portugal, Argentina e Uruguai, além dos 19 países que integram o edital América Latina. As ações de incentivo à realização de coproduções internacionais da ANCINE, que incluem ainda edital de desenvolvimento com a Itália, têm o objetivo de promover intercâmbio de experiências e aumentar a presença do cinema brasileiro no mercado externo.

Por meio da Chamada Pública PRODECINE 10/2016, a ANCINE selecionará, em regime de concurso público, um projeto de longa-metragem, de ficção, documentário ou animação, apresentado por produtora brasileira independente que participe como coprodutora minoritária da obra. Simultaneamente, será realizado concurso similar no Chile, a cargo do Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), destinado à seleção e à concessão de apoio financeiro a um projeto de obra cinematográfica, apresentado por empresa produtora chilena que participe do projeto como coprodutora minoritária. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor equivalente a 100 mil dólares.

Os proponentes podem inscrever projetos que estejam em qualquer etapa de desenvolvimento ou de pré-produção, desde que as filmagens da obra ainda não tenham sido iniciadas. É vedada a inscrição de projetos que estejam concorrendo nas chamadas públicas do FSA destinadas ao desenvolvimento de projetos ou no Edital de Coprodução América Latina.

Entre os critérios para a seleção, está a relevância do projeto para a integração entre as indústrias cinematográficas do Brasil e do Chile.

O regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.