Mostra revela bastidores do cinema em documentários

A mostra de filmes Making-of, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 10 a 22 de maio, apresenta o dia a dia nos sets de filmagens, os detalhes técnicos, as etapas da produção, as funções de cada profissional, além de curiosas histórias de bastidores. Serão exibidos 14 filmes dirigidos por documentaristas que estiveram presentes ao longo da realização de grandes clássicos conhecidos do público, produções de diferentes gêneros e tamanhos – de indies de baixo orçamento a blockbusters –, obras autorais dos anos 70, 80 e 90.

Entre os destaques da programação, estão Dangerous Days: Making Blade Runner (2007), de Charles de Lauzirika, documentário de mais de 3h30 sobre a perturbada criação e o longo legado do clássico da ficção científica, com cenas inéditas; The Death of Superman Lives: What Happened? (2015), de Jon Schnepp, inédito no Brasil, que desvenda os descaminhos que levaram o filme de Tim Burton, com Nicolas Cage no papel do herói, a nunca ser realizado;  It’s All True (1993), de Richard Wilson, Bill Krohn e Myron Meisel, que reconstitui a visita ao Brasil de Orson Welles para filmar o documentário inacabado de mesmo nome; e Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse (1991), de Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola, que revela os bastidores conturbados do épico Apocalypse Now.

No dia 19 de maio, às 18h15, será realizado um debate sobre a realização de making of com o jornalista e crítico de cinema Gilberto Ferreira da Silva Junior, o curador da mostra Jaiê Saavedra e a diretora Beth Formaginni. O debate será logo após a sessão de Apartamento 608 (2009), de Formaginni, que acompanha o processo de criação do cineasta Eduardo Coutinho, revelando momentos desde a fase inicial de pesquisa de personagens até o fim das filmagens de Edifício Master.

 

Mostra Making-of
Data: de 10 a 22 de maio
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.