Uruguaio “Clever” é o vencedor do Cine Ceará

O uruguaio “Clever”, dos diretores Federico Borgia e Guilhermo Madeiro, foi eleito o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem do 26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, encerrado na noite desta quarta-feira, 22 de junho, no Cineteatro São Luiz. O longa leva para casa também o Troféu Mucuripe na categoria de Melhor Trilha Sonora e prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares.

Os três filmes participantes da Competitiva de Longa-Metragem também faturaram o Troféu Mucuripe. “Maresia”, que chega em setembro aos cinemas, ficou com os prêmios de Melhor Direção para Marcos Guttmann e Melhor Ator para Júlio Andrade. “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”, de Belisario Franca, venceu nas categorias de Melhor Montagem e Melhor Roteiro; o longa estreia no dia 7 de julho. O cearense “Clarice, ou Alguma Coisa sobre Nós Dois”, de Petrus Cariry, rendeu a Sabrina Greve o Troféu Mucuripe de Melhor Atriz.

Na premiação de longa, o espanhol “Avó” (Amama) foi agraciado nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. E o prêmio de Melhor Som foi concedido ao mexicano “Epitáfio”, de José Miguel Enriquez e Pablo Fernandez.

O júri de Mostra longa foi composto por Jorge Abello, Dolores Calviño, Fernando Palumbo, Joel Zito Araújo e Tito Ameijeiras.

JÚRI OFICIAL – Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, “O Teto sobre Nós”, de Bruno Carboni, ficou com o prêmio de Melhor Curta-Metragem. Os demais agraciados foram: “Fotograma”, de Luís Henrique Leal e Caio Zatti, como Melhor Roteiro; “Índios no Poder”, de Rodrigo Ararejo, eleito Melhor Diretor; e “A Festa dos Cães”, de Leonardo Moramateus, como Melhor Produção Cearense.

Participaram do júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem: Paolo Palagiano, Carla Siqueira, Francisco Gaspar, Vicente Ferraz e Ticiano Monteiro.

A Mostra Olhar do Ceará, composta por 39 curtas cearenses, teve como Melhor Curta eleito pelo júri oficial “Cinemão”, de Mozart Freire. O júri da Mostra Olhar do Ceará foi composto por Beth Formaggini, Bruno Carboni e Dellani Lima.

PRÊMIO AQUISIÇÃO CANAL BRASIL – Anualmente, durante o Cine Ceará,  acontece a entrega do Prêmio Aquisição Canal Brasil, que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil. Além disso, o Canal Brasil exibe em sua programação o curta vencedor, que no final do ano concorre ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil. Os jurados dessa premiação foram: Maria do Rosário Caetano, Luiz Zanin, Cecilia Barroso, Edu Fernandes, Neusa Barbosa, Rafael Carvalho e Rodrigo Torres. O prêmio Aquisição Canal Brasil foi para o curta metragem “USP 7%”, de Daniel Melo e Bruno Bocchini.

PRÊMIO ABRACCINE – A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) elegeu como Melhor Longa o filme espanhol “Avó”, de Alsier Altuna, e Melhor Curta, “Fotograma”, de Luís Henrique Leal e Caio Zatti.

ACECCINE – Um júri da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu como Melhor Curta da Mostra Olhar do Ceará a produção “Antes da Encanteria”, documentário de Elena Meireles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo, Lívia de Paiva e Paulo Victor Soares. Além de certificado da associação, ganhou convite de exibição na programação da TVC e Prêmio Unifor de Audiovisual no valor de 5 mil reais.

PRÊMIO OLHAR UNIVERSITÁRIO – Um júri composto por estudantes de cinema concedeu o Prêmio Olhar Universitário ao Melhor Curta e Melhor Longa das Mostras Competitivas. Os vencedores foram o curta “Janaína Overdrive”, de Mozart Freire, e o longa cubano “Casa Blanca”, de Aleksandra Mackiesk.

TROFÉU OSCARITO – Este júri escolheu ainda o agraciado com o Troféu Oscarito, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza. O vencedor foi o curta “Fotograma”, de Luiz Henrique Leal e Caio Zatti.

O Júri Olhar Universitário foi composto por Mylla Fox (UFC), Thiago Sena (UFC), Romero Leandro (Unifor), Juliana Araújo (Unifor), Daniel Araújo (Vila das Artes), Raiane Claudia (Porto Iracema das Artes) e Artur Gadelha (Casa Amarela Eusélio Oliveira)

O PRÊMIO MISTIKA (Masterização em DCP) foi concedido a “O Teto sobre Nós”, de Bruno Carboni, vencedor do prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, e “Cinemão” eleito pelo júri oficial da Mostra Olhar do Ceará.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.