Vertigo (Um Corpo que Cai)

Encarregado por um antigo colega de seguir sua jovem e bela mulher, o detetive Flavières logo se vê perdidamente apaixonado pela moça. Essa impropriedade não o impede de investigar os temores de seu amigo Gévigne a respeito da esposa: suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio… Nenhum amante, nenhuma simulação, nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer…

Um clássico de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, especialistas na arte de conduzir a trama – e o leitor – até onde menos se espera, lançado agora pela editora Nemo.

Este instigante e sinistro roman noir foi adaptado por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e filmado por Alfred Hitchcock em 1958. Um Corpo que Cai é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Sobre os autores: Boileau – Narcejac. Sob esse nome duplo ocultam-se dois escritores, Pierre Boileau (1906-1989) e Thomas Narcejac (1908-1998). Ambos aficionados por literatura policial e autores de romances de aventuras, eles se encontram e se associam em 1948. Inseparáveis desde então, seus papéis são, no entanto, claramente definidos: Boileau constrói a intriga; Narcejac redige, dá corpo e estabelece o texto definitivo. E, assim como a bomba de Hitchcock, que nunca deve explodir, para Boileau-Narcejac há uma regra de ouro: o protagonista nunca deve acordar de seu pesadelo. Sua primeira colaboração, Celle qui n’était plus, surgiu em 1952, e, reza a lenda, Alfred Hitchcock subiu pelas paredes para adquirir os direitos para filmá-la. Ele acabou superado pelo cineasta Henri-Georges Clouzot (As Diabólicas), mas moveu mundos e fundos para obter os direitos de Vertigo quando o livro, D’entre les morts, foi publicado, em 1954. Mal sabia ele que a dupla Boileau-Narcejac havia escrito o livro tendo em mente o próprio Mestre do Suspense. Na França, o filme foi chamado de Sueurs Froides [Suores frios], o que levou o livro a ser assim rebatizado em suas edições subsequentes. Já no Brasil, o filme ficou conhecido como Um Corpo que Cai e, em Portugal, como A Mulher que Viveu Duas Vezes.

Vertigo (Um Corpo que Cai)
Autores: Boileau – Narcejac
Tradução: Fernando Scheibe
Editora: Nemo
Páginas: 192
Preço: R$ 44,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.