Mostra reúne obras de Murilo Salles

A mostra O Cinema de Murilo Salles – o Brasil em Cada Plano, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 19 a 31 de julho, conta com todos os longas-metragens do diretor, fotógrafo, roteirista e produtor carioca, além de curtas e filmes nos quais ele assinou a direção de fotografia. O evento, com curadoria de Mariana Bezerra, também promove um bate-papo, dois debates e uma masterclass com o diretor homenageado.

Serão exibidos desde seus primeiros curtas, como Sebastião Prata ou, Bem Dizendo, Grande Otelo (1971), codirigido com Ronaldo Foster; sua estreia em longas-metragens com Nunca Fomos Tão Felizes (1984) – que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e ganhou os prêmios de Melhor Filme nos festivais de Brasília e de Gramado, e o Leopardo de Bronze no Festival de Locarno –,  passando por documentários para televisão e cinema que revelam sua forte ligação com as artes plásticas, Sergio Camargo, Fevereiro 1984 (1984) e Tunga – Registros (2012), até seus trabalhos mais recentes como O Fim e os Meios (2014), vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio.

Na noite de abertura da mostra, no dia 19 de julho, às 18h30, será exibida uma seleção de curtas dirigidos por Murilo Salles e parceiros, além de Carro de Bois (1974), parceria de Murilo no único filme colorido de Humberto Mauro. Em seguida, haverá um bate-papo com o diretor e o lançamento de um catálogo com textos inéditos assinados por nomes como Paulo Sérgio Duarte, José Geraldo Couto, entre outros.

A mostra promoverá ainda dois debates gratuitos, com distribuição de senhas a partir das 17h do dia do evento. No dia 21 (quinta-feira), às 19h10, Murilo Salles, o diretor de fotografia Walter Carvalho e o pesquisador Hernani Heffner conversam sobre A fotografia no cinema brasileiro. E, na quinta-feira seguinte, dia 28, às 19h, o tema será O cinema de Murilo Salles, com participação do próprio diretor, do crítico Carlos Alberto Mattos e do historiador Maurício Lissovsky.

Murilo Salles ainda irá ministrar a masterclass Questões para pensar o cinema que quero fazer, no dia 23 de julho (sábado), às 14h. Ele comentará cenas de seus filmes, os bastidores, o processo de realização e curiosidades das filmagens, além de falar sobre as funções do fotógrafo em um set de filmagem e o seu método de direção. A masterclass é gratuita, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail masterclass@mostramurilosalles.com.br.

A programação completa da mostra pode ser acessada no site www.mostramurilosalles.com.br.

 

Mostra O Cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano
Data: 
19 a 31 de julho de 2016
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.