Retrospectiva do cinema de Luis Buñuel

A mostra Luis Buñuel – Vida e Obra, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 23 de agosto a 4 de setembro, mostrará todas as potencialidades da obra de Buñuel. Serão exibidos 20 filmes, entre eles títulos há anos não exibidos no Brasil. Além da possibilidade de assistir aos clássicos O Anjo Exterminador (1962) e Esse Obscuro Objeto de Desejo (1977), a mostra oferece a oportunidade de conhecer raridades da carreira do cineasta, como Ensaio de um Crime (1955) e A Filha do Engano (1951).

A sessão de abertura contará com a presença de Diego Luis Buñuel, cineasta e neto de Buñuel, e a exibição do clássico O Discreto Charme da Burguesia (1972), vencedor do Oscar e Globo de Ouro, ambos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Cineasta, artista, ator, roteirista e produtor, o espanhol naturalizado mexicano Luis Buñuel, com seu modo de fazer cinema, focado no subconsciente e na irracionalidade humana, foi um dos precursores do movimento artístico universalmente conhecido como surrealismo. Críticas à sociedade burguesa e católica de sua época fazem parte da trajetória cinematográfica do diretor.

Com mais de 30 filmes ao longo de 50 anos de carreira, o cineasta é aclamado pela crítica e inspiração para grandes cineastas, como o conterrâneo Pedro Almodóvar e o norte-americano David Lynch. Ainda que cercado por uma aura de escândalos, ele foi um dos maiores expoentes do cinema europeu do século XX.

A mostra promove, no dia 24 de agosto (quarta-feira), às 18h30, uma masterclass com o cineasta Diego Luis Buñuel. No dia 1º de setembro (quinta-feira), às 18h, haverá sessão comentada do filme Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977), com a curadora Sylvia Palma e o crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira. As inscrições para a masterclass devem ser feitas com antecedência pelo e-mail masterclass@mostraluisbunuel.com.br.

O evento traz também um catálogo composto por textos inéditos de especialistas, entre eles o professor Hernani Heffner e a escritora Sílvia Aguetoni, autora de dois livros sobre Luis Buñuel.

A programação da mostra pode ser acessada no site www.mostraluisbunuel.com.br.

 

Mostra Luis Buñuel – Vida e Obra
Data: de 23 de agosto a 4 de setembro de 2016 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.