DOCSP traz seminários, laboratórios, filmes e rodadas de negócios

A 2ª edição do DOCSP – Encontro Internacional de Documentário de São Paulo acontece entre os dias 23 e 30 de setembro, na Unibes Cultural. São seminários, laboratórios, atividades voltadas ao mercado e exibição de documentários inéditos no país, com bate-papo ao final com cineastas, pesquisadores, montadores, e especialistas de diversas partes do mundo, além de diversos canais de TV e produtoras brasileiras e internacionais que participam das atividades voltadas ao mercado.

O encontro abrange toda a cadeia produtiva audiovisual, desde a formação, com atividades de capacitação, seminários, laboratórios com documentaristas renomados do mundo todo, até rodadas de negócios, conferências para a indústria, prêmios para os melhores projetos circularem por festivais mundo afora, e exibições de documentários com a presença de seus diretores.

Os Seminários DOCSP acontecem de 27 a 30 de setembro e abordam temas como narrativas no documentário contemporâneo, montagem, coprodução, distribuição, programação, com um time de participantes que inclui a montadora Karen Harley, responsável por montar filmes do diretor pernambucano Marcelo Gomes, como Cinema, Aspirinas e Urubus, entre outros, e também o recente Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert. Participam ainda o canadense Martin Viau, do National Film Board of Canada, chefe de tecnologias do Estudio Interativo; a espanhola Marta Andreu, coordenadora do Mestrado em Documentário Criativo da Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona, também parte da equipe do DocMontevideo, e que já realizou oficinas e seminários no mundo todo.

O brasileiro Sérgio Oksman também figura entre as atrações dos seminários. Radicado em Madri, Oksman leciona cinema e dirige a Dok Films Productions. Seus filmes foram exibidos em mais de 250 festivais e ganharam 93 prêmios internacionais. Seu último documentário, O Futebol, de 2015, tem exibição marcada no DOCSP para o dia 28 de setembro, às 20h. Encerrando a programação dos seminários, está o francês Jean-Louis Comolli, que ministra uma masterclass no dia 30 de setembro, com o tema Documentário Contemporâneo. Comolli é escritor, editor e diretor de filmes, ex-editor-chefe da prestigiada Cahiers du Cinéma, revista francesa dedicada à crítica de cinema. Ele estreia no Brasil seu filme de 2014, Cinema de Documentário: Fragmentos de uma História, cuja exibição encerra o DOCSP 2016, dia 30 de setembro, às 20h.

Os Laboratórios DOCSP acontecem de 23 a 27 de setembro e são espaços criativos para trabalhar projetos de documentários em fase de desenvolvimento e pós-produção, já previamente inscritos. Eles serão analisados por tutores internacionais especializados, com o objetivo de fortalecer as propostas narrativas e dar acesso ao mercado. São três tipos de laboratórios: DOC LAB, de 23 a 27 de setembro, para desenvolvimento de projetos, mostrando possibilidades criativas e oferecendo oportunidades para posicionamento no mercado internacional, ministrado por Marta Andreu e Sérgio Oksman; ROUGH CUT LAB, de 25 a 27 de setembro, voltado a montadores com o objetivo de discutir a construção narrativa e o papel do editor na criação do filme, ministrado por Karen Harley; e VR LAB SPCINE, dia 28 de setembro, laboratório com o objetivo de aproximar os produtores às novas técnicas e ferramentas para a produção de conteúdo em realidade virtual, ministrado por Martin Viau.

Há, também, as atividades voltadas ao mercado. Entre os dias 28 e 29 de setembro, acontecem as Rodadas de Negócio, Conferências da Indústria e Encontros entre Produtores. As Rodadas de Negócio são reuniões agendadas com os canais de televisão, festivais internacionais e potenciais parceiros e os representantes dos projetos selecionados nas convocatórias do DOCSP, e acontecem nos dias 28 e 29 de setembro. Também no dia 29, são realizadas as Conferências de Indústria, com o objetivo de visualizar as possibilidades de coprodução entre Europa, América Latina e o mercado anglo-saxão. Nesta edição, o Chile é o país convidado, e participa com uma delegação organizada pelo evento Chile DOC.

Este ano, para as atividades de mercado, estão confirmadas as participações de canais como Globonews, Canal Brasil, Curta!, Cine TV, canal Arte 1, Canal Brasil, Hot Docs,o fundo do Tribeca Film Institute, entre outros.

De 27 a 30 de setembro, sempre às 20h, há a programação aberta ao público com a Mostra de Filmes, com quatro documentários autorais, sendo dois deles inéditos no Brasil.

Além da mostra, o público pode conferir um bate-papo com o diretor do filme ou especialistas do setor ao final de cada exibição. A programação tem início no dia 27 de setembro, com Tempestade, documentário da mexicana Tatiane Huezo, de 2016 (exibido no Brasil no Cine Ceará, portanto, inédito em São Paulo), que revela uma realidade mexicana de violência por meio da história de duas mulheres. Enquanto uma é mantida em prisão controlada pelo crime organizado, a outra procura por sua filha desaparecida, o que provoca uma viagem de norte a sul do México atual. O filme teve sua estreia no último Festival de Cinema de Berlim. Ao final da exibição, a espanhola Marta Andreu conversa com o público sobre a produção.

No dia 28 de setembro, é exibido O Futebol, de Sérgio Oksman. A produção, de 2015, vencedora do prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no Festival É Tudo Verdade 2016, tem como pano de fundo a Copa do Mundo de 2014, e o reencontro de pai e filho que não se viam há 20 anos. No dia 29 de setembro, um dos cineastas mais importantes do Chile, José Luis Torres Leiva, mostra, pela primeira vez no Brasil, O Vento Sabe que Volto à Casa, de 2016, sobre o documentarista chileno Ignacio Agüero, que prepara seu primeiro longa de ficção baseado na história de um documentário que ele nunca realizou. A história é baseada num mito criado a partir da morte de um jovem casal que sumiu na Ilha Meulín, sem deixar vestígios. O filme mostra Agüero viajando para o lugar onde isso aconteceu, em busca de locações e não atores, para finalmente dar forma ao desenvolvimento de seu filme. Ao final, o público pode conversar com Cristián Soto, diretor de fotografia da produção.

Por fim, no dia 30 de setembro, no encerramento da mostra, há a estreia do mais recente documentário do francês Jean-Louis Comolli, Cinema Documental, Fragmentos de uma História, de 2014. Nesta produção, Comolli conta a “sua” própria história do cinema, particularmente, a do cinema documentário. Ele mostra imagens de filmes que atravessaram seu caminho há 50 anos e tece comentários em “off”, enumerando temas que são importantes na sua carreira, como o lugar do espectador, a ficção no documentário, o impacto da evolução técnica sobre o campo artístico, entre outras temáticas. Após a exibição, o próprio diretor, Comolli, conversa com o público sobre o filme.

Todas as atividades são gratuitas, porém, para os laboratórios e seminários, as inscrições já foram encerradas e, as vagas, esgotadas. No total, o DOCSP recebeu 550 inscrições para os Seminários. No total, 200 projetos de documentário foram apresentados para as atividades de mercado, dos quais 30 foram selecionados para as Rodadas de Negócio.

Para as exibições de filmes, há a possibilidade de reservar ingressos por meio do site www.docsp.com (que ficarão disponíveis na bilheteria até 19h30 e, depois, serão liberados para o público).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.