Livros, por Hermes Leal — 12 outubro 2016
25 anos de “Verdes Anos”

O cinema festeja 25 anos do lançamento de “Verdes Anos”, dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, filme que marcou uma geração no início nos anos 80, com um livro comemorativo. “Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração” (Editora UFRGS), da historiadora Alice Dubina Trusz, que resgata a história do filme através de dezenas de entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do filme, utiliza-se de arquivos dos jornais da época para relatar os bastidores das filmagens e as críticas recebidas.

O livro resgata, principalmente, o significado que o filme teve para toda uma geração que começou a acreditar que se podia fazer filmes independentes, e em 35mm. Inspirado em um conto do escritor Luiz Fernando Emediato (que está no livro), o filme acompanha as peripécias de um grupo de jovens que vive em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, no auge da ditadura militar.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>