Mostra homenageia o animador francês Michel Ocelot

Entre 12 e 16 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta a mostra O Cinema de Michel Ocelot, que além de exibir os principais filmes do animador francês, revisita seus primeiros curtas-metragens. Todos os filmes terão sessões dubladas para o público infantil e menores de 10 anos não pagam entrada.

Ocelot, que hoje vive em Paris, passou sua infância na Guiné, na África, antes de se mudar para Angers, na França, na sua adolescência, e finalmente se fixar em Paris. A infância vivida na África o marcou profundamente e isso se reflete em vários de seus filmes, que têm temáticas africanas, seja da África negra ou da África árabe.

Michel Ocelot ficou mundialmente conhecido em 1998, com seu filme “Kiriku e a Feticeira”, estrondoso sucesso de bilheteria, que o o fez lançar duas sequências: “Kiriku e os Animais Selvagens”, codirigido por Bénédicte Galup e, por fim, “Kiriku – Os Homens e as Mulheres”.

Em 2002, lançou “Príncipes e Princesas”, conto de fadas em um teatro de sombras, que utilizou animação de recortes. Seus próximos filmes foram selecionados para os maiores festivais do mundo; “Azur & Asmar”, seu quarto longa-metragem, foi selecionado para o Festival de Cannes e, na mostra, será exibido em 35mm dublado e legendado. Em 2011, Michel Ocelot lançou em 3D “Contos da Noite”, único longa-metragem francês a ser selecionado para concorrer ao Urso de Ouro, na 61ª edição do Festival de Berlim.

A programação conta ainda com cinco curtas-metragens do início da carreira do diretor, incluindo “Os Três Inventores”, ganhador do BAFTA Film Award em 1981, e “A Legenda do Pobre Corcunda”, ganhador do prêmio César de melhor curta-metragem em animação, em 1983. Atualmente, Ocelot está trabalhando em um novo longa-metragem, baseado na Belle Époque, de Paris.

No Dia das Crianças, 12 de outubro, será realizada, gratuitamente, a “Oficina de Stop Motion – Massinha Anima Mundi”, onde pequenos grupos criarão roteiros e personagens com massa de modelar, animarão uma cena em stop motion e o resultado ficará pronto na hora. A oficina é voltada para crianças a partir de 8 anos e cada grupo criará a sua animação em cerca de 40 minutos. O trabalho é realizado sob supervisão do time do Anima Mundi, que há 24 anos espalha pelo Brasil a linguagem da animação em diferentes plataformas.

Depois de São Paulo, a mostra O Cinema de Michel Ocelot terá uma itinerância no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 22 a 30 de outubro.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.

 

Mostra O Cinema de Michel Ocelot
Data: 12 a 16 de outubro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – (11) 3113 3651
Ingressos: R$ 5,00 e menores de 10 anos não pagam
Classificação indicativa: livre

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.