A Garota com a Tribal nas Costas

Esqueça tudo que você pensa que sabe sobre a comediante Amy Schumer. Caso seja fã, ou desconheça este nome, não importa: em seu livro de estreia, A Garota com a Tribal nas Costas, a autora estabelece uma identificação direta com o leitor por meio de crônicas repletas de humor ágil, debochado e irreverente, com leves doses de sentimentalismo. Sucesso imediato de vendas nos Estados Unidos, a obra chega ao Brasil este mês pela Intrínseca. Schumer é uma nova-iorquina de 35 anos, humorista, escritora, sem papas na língua, e acaba de entrar na lista da Forbes de comediantes mais bem pagos dos Estados Unidos.

Ao longo das páginas, a estrela da série de TV Inside Amy Schumer (premiada com dois Emmys) e do filme Descompensada (indicado a dois Globos de Ouro) trata com naturalidade diversos assuntos considerados tabus. Logo no início do livro, a autora desmistifica a relação muitas vezes conturbada entre a sociedade e o órgão sexual feminino em uma carta aberta à sua vagina. Ela confessa ser introvertida, embora sua profissão pareça exigir exatamente o contrário, e adora falar sobre sexo, mesmo que só tenha um episódio (magnífico, diga-se de passagem) de sexo casual e 28 parceiros em seu currículo – o que pode ser uma decepção para o público que assiste a suas apresentações de stand-up.

Para além da comédia, Schumer admite, em um relato tenso, que já esteve em um relacionamento abusivo (mais de um, aliás); descreve como se tornou uma “nova rica” e em que esse título implica; conta como descobriu que sua mãe e seu pai não são perfeitos, mas que é possível amá-los mesmo assim, entre outras histórias extremamente pessoais. E, quanto ao título do livro, bem… Ela deixa a lição de que até decisões erradas são importantes por fazerem parte de quem você é. Por isso, é necessário perdoá-las em vez de sentir vergonha.

A Garota com a Tribal nas Costas é uma reunião divertida e honesta de textos autobiográficos, capaz de emocionar ao retratar situações comuns a todos os leitores. Com a inteligência e o humor ácido que conquistaram o show business norte-americano, Amy Schumer prova ser uma mulher destemida e uma criativa contadora de histórias, corajosa ao expor a própria alma e se colocar diante do que acredita, tudo isso enquanto faz as pessoas rirem.

Sobre a autora: Amy Schumer é comediante, atriz, produtora, diretora e uma das figuras mais influentes da indústria do entretenimento nos Estados Unidos. A série de TV, escrita e estrelada por ela, Inside Amy Schumer, foi premiada com dois Emmy Awards. Schumer também escreveu e estrelou seu primeiro longa-metragem, Descompensada, indicado a dois Globos de Ouro. Como comediante de stand-up, Amy lota teatros ao redor do mundo.

A Garota com a Tribal nas Costas
Autora: Amy Schumer
Tradução: Andrea Gottlieb e Catharina Pinheiro
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Preço: R$ 24,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.