Programa Brasil de Todas as Telas investe R$ 30 milhões na Linha PRODECINE 05

A ANCINE divulgou o resultado final da Chamada Pública PRODECINE 05/2015, que investe em projetos de linguagem inovadora e relevância artística, com destinação inicial para as salas de cinema. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, no dia 10 de novembro, no Escritório Central do Rio de Janeiro, com a presença dos diretores da ANCINE, Rosana Alcântara e Roberto Lima, além de representantes do setor audiovisual.

Um total de 22 projetos de longa-metragem dividirá os R$ 30 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, oferecidos nesta ação do Programa Brasil de Todas as Telas.

Em sua terceira edição, a Chamada PRODECINE 05 recebeu 330 inscrições, um aumento de 65% em relação à última edição. A comissão de seleção foi composta pelos cineastas Giba Assis Brasil e Hilton Lacerda e por três servidores da ANCINE. Dos 22 projetos selecionados, 16 são filmes de ficção, 5 são documentários e 1 é um filme de animação para o público adulto. Esses projetos serão realizados por produtoras independentes sediadas em sete Estados (Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal.

Entre os contemplados, há projetos de cineastas veteranos, como Geraldo Sarno, Silvio Tendler, Geraldo Moraes, Paula Gaitán e Carlos Gerbase, e nomes da novíssima geração do cinema brasileiro, como Adirley Queirós, Maya Da-Rin, Alice Furtado e Gustavo Galvão. Dez diretores são estreantes no formato longa-metragem de ficção.

Conheça os 22 projetos contemplados.

Em funcionamento desde 2013, esta Chamada Pública já contemplou 33 projetos.  Parte já foi finalizada e segue carreira em Festivais e Mostras, antes da estreia comercial. “Beduíno”, de Júlio Bressane, um dos vencedores anunciados em 2014, fez sua estreia mundial no Festival de Locarno, na Suíça.

Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio 2016, “Fala Comigo”, do estreante Felipe Sholl, também foi um dos contemplados no primeiro edital.

Outro projeto que percorreu festivais, acumulando prêmios, foi o longa “Mulher do Pai”. O filme de estreia da diretora Cristiane Oliveira recebeu o prêmio da crítica na Mostra São Paulo 2016 e de Prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio deste ano.

“O Último Trago”, realizado pelo coletivo cearense Alumbramento, já participou do Festival de Brasília, da Mostra São Paulo, da Janela Internacional de Cinema do Recife e entra na programação da próxima Semana dos Realizadores, marcada para acontecer este mês, no Rio de Janeiro.

Dos filmes selecionados na primeira edição desta linha de investimentos do FSA, 5 filmes já estão prontos e presentes no circuito de festivais, 3 estão finalizados e se apresentando aos festivais, 6 estão filmados e em finalização, e 3 em processo de filmagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.