Casa Guilherme de Almeida abre novo ciclo de cursos gratuitos de cinema

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, abre sua temporada de cursos sobre cinema. Os eventos acontecem na Sala Cinematographos, um espaço dedicado para a difusão, o debate e a formação sobre o cinema e seus mais diversos aspectos.

A partir do dia 8 de março, o curso de História do Cinema – Ciclo VIII: panorama do cinema israelense aborda a cinematografia israelense. São quatro aulas, às quarta-férias, de 8 a 29 de março, ministradas pelo assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo, Antonio Carlos Sandoval. Entre os temas discutidos, estarão os principais filmes israelenses de cada década, diretores renomados, documentários e séries.

Dia 10 de março, às 19h, a diretora Eliane Caffé, diretora de “Era o Hotel Cambridge”, exibe pela primeira vez o making-of do longa-metragem, onde mostra a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. No dia-a-dia, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

O curso Cinema, filosofia e teoria social: um diálogo sobre nosso tempo é composto por sete módulos, realizado aos sábados, de 1 de abril a 15 de julho, em que serão analisadas as tomadas de grandes cineastas, como Alejandro González Iñárritu, Ingmar Bergman, entre outros. Serão abordados temas como o questionamento histórico de Deus, a persistência e a intensidade do autoritarismo na contemporaneidade. A cada módulo, autores como Edgar Allan Poe, Fiódor Dostoiévski e Gabriel García Márquez estarão presentes nos diálogos para abordar o cinema, a filosofia e teoria social.

Sobre cinema nacional, a casa realiza também o curso História do cinema – Ciclo IX: a nouvelle vague baiana, que será às quartas-feiras, de 5 a 26 de abril. O curso abordará o período de 1958 a 1964, em que foram produzidos na Bahia expressivos filmes de curta e de longa-metragem, que ficou conhecido como Ciclo Baiano de Cinema. Este módulo retoma a história do cinema brasileiro para tratar de forma concentrada o crescimento inesperado da Nouvelle Vague Baiana, que abriu um dos caminhos para o Cinema Novo.

As inscrições para os cursos devem ser feitas através do link: https://goo.gl/yxYZlZ.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.