“Aquarius” leva prêmio de melhor filme no Festival Sesc Melhores Filmes

Na noite de 5 de abril, no CineSesc, em São Paulo, foram anunciados os vencedores da votação das melhores produções nacionais e estrangeiras de 2016, na opinião da crítica especializada e do público. Com mais de 5 mil votos de cinéfilos e mais de 100 críticos votantes, este ano, público e crítica discordaram muito pouco.

Aquarius foi o filme brasileiro mais votado tanto por público como por crítica, assim como seu diretor e roteirista, Kleber Mendonça e sua protagonista Sonia Braga. A sintonia entre público e crítica ainda se deu nas escolhas de melhor documentário brasileiro, Cinema Novo, de Eryk Rocha, e melhor ator para Juliano Cazarré por sua atuação em Boi Neon.

A melhor fotografia de produção brasileira na escolha do público foi a de Adrian Teijido, no filme Elis; já para a crítica, o prêmio ficou com Diego Garcia por Boi Neon.

Nas categorias internacionais, o público deu seu voto para A Garota Dinamarquesa como melhor filme e seu protagonista Eddie Redmayne como melhor ator. Já a crítica, votou mais em O Filho de Saul como melhor filme e Viggo Mortesen por seu papel em Capitão Fantástico. O melhor diretor, na votação do público, foi Alejandro González Iñárritu por O Regresso e na opinião da crítica, Denis Villeneuve, por A Chegada.

Para encerrar, Isabelle Huppert conquistou os prêmios de crítica e público de melhor atriz internacional por Elle.

Após a premiação, foi exibido o longa-metragem “Cora Coralina – Todas as Vidas”, de Renato Barbieri, em homenagem ao produtor e diretor Márcio Curi, falecido em 22 de novembro 2016.

Esta cerimônia marcou a abertura do Festival Sesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 6 a 19 de abril, as produções mais votadas.

Confira os premiados:

MELHOR PÚBLICO CRÍTICA
FILME BRASILEIRO Aquarius Aquarius
DIRETOR BRASILEIRO Kleber Mendonça Kleber Mendonça
ATRIZ BRASILEIRA Sonia Braga Sonia Braga
ATOR BRASILEIRO Juliano Cazarré Juliano Cazarré
FOTOGRAFIA BRASILEIRA Adrian Teijido Diego Garcia
ROTEIRO BRASILEIRO Kleber Mendonça Kleber Mendonça
DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO Cinema Novo Cinema Novo
FILME INTERNACIONAL A Garota Dinamarquesa Filho de Saul
DIRETOR INTERNACIONAL Alejandro González Iñárritu Denis Villeneuve
ATRIZ INTERNACIONAL Isabelle Huppert Isabelle Huppert
ATOR INTERNACIONAL Eddie Redmayne Viggo Mortesen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.