Curtas mato-grossense e catarinense vencem o FAM

Os curta-metragens Três Tipos de Medo, do mato-grossense Bruno Bini, e Larfiagem, da catarinense Gabi Bresola, foram os principais vencedores do FAM 2017, que se encerrou neste domingo, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com a exibição do longa-metragem Las Toninas Van Al Este, comédia uruguaia com roteiro e direção de Gonzalo Delgado e Verónica Perrota. O Fórum Audiovisual Mercosul, realizado em paralelo ao festival, teve recorde de público, com mais de mil pessoas participando das palestras, oficinas e encontros realizados desde terça-feira, na capital.

Filme baseado em fatos reais, que conta como três pessoas têm que encarar seus medos após a prisão de um traficante chamado Sapinho na comunidade de Novo Colorado, em Cuiabá, Três Tipos de Medo venceu o prêmio de Melhor Filme do Júri Oficial da Mostra Curtas Mercosul e o de Melhor Ator da Mostra de Curtas (Catarinense e Mercosul), pela atuação de Giovanni Araújo.

Além disso, o filme conquistou o prêmio de aquisição do Canal Brasil (troféu, R$ 15 mil e exibição na programação do canal), que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. No final do ano, Três Tipos de Medo concorrerá ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil. O júri deste ano foi composto pelos críticos e jornalistas Andrey Lehnemann (Diário Catarinense), Paulo Clóvis Schmitz (Notícias do Dia), Ed Soul (RBS TV), Mariana Faraco (G1 Santa Catarina) e Barbara Pettres (FAM).

Larfiagem, de Gabi Bresola, que conta a história da estranha língua inventada por crianças e adolescentes que ganhavam trocados, nas décadas de 1950 e 1960, engraxando sapatos e carregando valises, na antiga estação de trem de Herval d’ Oeste, ganhou os prêmios de Melhor Documentário da Mostra de Curtas (Catarinense e Mercosul), e de Melhor Filme do Júri Popular e do Júri Oficial da Mostra Catarinense.

Na Mostra de Curtas (Catarinense e Mercosul), o prêmio de Melhor Atriz foi para Lira Ribas, por sua atuação como cobradora de ônibus em Estado Itinerante, dirigido por Ana Carolina Soares. Rafael Blas ganhou o troféu de Melhor Direção de Arte por Piscina, de Leandro Godinho. Fábio Mello e Alexandre Lunardelli ganharam o troféu de Melhor Trilha Sonora Original por Espaço Móveis Ruídos, dirigido por Bianca Scliar. Fernando Henna e Daniel Turini, ganharam o troféu de Melhor Som por Animais, com direção de Guilherme Alvernaz.

O troféu de Melhor Fotografia foi dado para Adalberto Oliveira e Marlon Meirelles, por Iluminadas, dirigido pela pernambucana Gabi Saegesser. O argentino Joaquim Pedretti, diretor de Distancia, venceu o prêmio de Melhor Montagem. O Melhor Roteiro do FAM 2017 foi para Pedro Paulo de Andrade e Vinicius Vitti, por Hospital da Memória. Diretor do curta, Andrade também recebeu o troféu de Melhor Ficção do Júri Oficial. O prêmio de Melhor Direção foi para Andrea Mendonça, por Ocupação Hotel Cambridge. Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago Mendonça, recebeu o troféu de Melhor Filme do Júri Popular.

Na Mostra Infanto-Juvenil, que foi assistida por mais de 3,6 mil crianças desde a sua primeira exibição, na terça-feira, para as que estavam internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, os prêmios foram para Meninos e Reis, dirigido por Gabriela Romeu (Melhor Filme do Júri Oficial), No Caminho da Escola (Melhor Filme do Júri Popular) e O Bruxo do Cosme Velho (Menção Honrosa), os dois últimos realizados por alunos da rede municipal de ensino de Vitória, no Espírito Santo.

Na Mostra Videoclipe, novidade no FAM deste ano, o vencedor de Melhor Filme do Júri Oficial foi Adogás, animação dirigida por Henrique Neumann para a música instrumental do trio florianopolitano Skrotes. Caníbal, videoclipe de animação em stop motion para a canção da portorriquenha iLe, dirigido pelo argentino Juan Manuel Costa, ganhou Menção Honrosa.

O vencedor da Mostra Doc-Fam foi O Som dos Sinos, webdocumentário das mineiras Marina Thomé e Marcia Mansur, que resgata a história dos sinos das igrejas brasileiras, tendo como ponto de partida os localizados nas cidades históricas de Minas Gerais. O Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular foi para Precisamos Falar sobre Assédio, de Paulo Sacchetta. E o documentário Guarnieri, ganhador da Menção Honrosa, dirigido pelo Francisco Guarnieri, neto do grande ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, foi também premiado pela Recam – Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul com recursos de acessibilidade (cópia acessível a pessoas cegas e com baixa visão, com legenda para surdos e ensurdecidos e janela de Libras).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.