Pendular

Pendular, dirigido por Julia Murat, premiado no Festival de Berlim desse ano e selecionado para o Festival de Brasília, chega aos cinemas em circuito comercial nesta quinta-feira, 21 de setembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

No filme, um jovem casal se muda para um grande galpão industrial abandonado. Uma fita laranja colada no chão divide o espaço em duas partes iguais: à direita, o ateliê de escultura dele, à esquerda, o estúdio de dança dela. O filme acontece neste ambiente onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.

O longa-metragem mistura linguagens do cinema, da escultura e da dança. A primeira inspiração para o filme deu-se a partir da performance Rest Energy, de Marina Abramovic e seu marido Ulay, em 1980. Nesta encenação, ambos seguravam um arco tensionado somente pelo peso de seus corpos, apontando uma flecha para o coração de Abramovic, explorando a confiança e a vulnerabilidade inerentes às relações humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.