Mostra Cinema Popular Brasileiro abre inscrições

A 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro recebe inscrições de filmes até 22 de setembro, que podem ser feitas através do site da mostra www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com.

A Mostra deste ano acontecerá em espaços públicos e privados da cidade, em uma escola municipal, e pela internet, no site da mostra, possibilitando o maior acesso do público aos filmes participantes com esta última opção.

Propondo uma reflexão sobre a democratização das novas mídias digitais no Brasil, a maior capacidade de acesso da juventude aos novos suportes de captação de imagem, e a difusão audiovisual no cenário das mobilizações sociais, a mostra presta uma homenagem ao militante e jornalista morto ano passado em Rio das Ostras, Benoni Alencar.

Benoni foi líder estudantil na época da ditadura militar e por sua intensa atuação no movimento estudantil foi preso em Teresina. Nesse tempo criou o codinome “Geovane de Valença”. Após perseguições políticas, veio para o Rio de Janeiro, e escolheu a cidade de Niterói para viver com sua família. Na chamada Região Oceânica, em Niterói, escreveu para diversos jornais locais, foi ícone das lutas dos trabalhadores, atuou em partidos de esquerda.

Nos últimos anos vinha defendendo a linha de pensamento apresentada por militantes do PSOL e tornou-se fundador do Núcleo do PSOL Serramar ao lado de jovens militantes de Rio das Ostras e Macaé.

O tema da 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro será “Primaveras Audiovisuais”, inspirada nos movimentos no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.