A Floresta de Jonathas

O  longa metragem amazonense A Floresta de Jonathas, de Sérgio Andrade, terá sua primeira exibição mundial no encerramento da mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio, dia 8 de outubro, às 21h45. Desde que foi criada, há 14 anos, será a primeira vez que um filme do Norte do Brasil participa da Première Brasil. Na sessão de gala, para convidados, no Cine Odeon Petrobras, estarão presentes, além do diretor,os atores amazonenses Begê Muniz (Jonathas) e Francisco Mendes (pai de Jonathas), a ucraniana Viktoryia Vinyarska (Milly) e Chico Diaz (Zé dos Patos), que faz uma participação especial. No dia seguinte, diretor e elenco participam de debate, no Pavilhão do Festival, no Cais do Porto, logo após a sessão popular do filme, que começa às 15h30.

A Floresta de Jonathas terá ainda mais quatro sessões durante o festival: dia 10 de outubro, quarta, no Roxy 3, às 16h30 e 21h30; e dia 11, quinta, no Cinemark Botafogo 3, às 16h30 e 21h30.

A Floresta de Jonathas nasceu da livre inspiração em uma história real e foi o primeiro longa-metragem da região Norte do Brasil contemplado no Edital de Longas Metragens de Baixo Orçamento da Secretaria do Audiovisual do MinC.

O filme traz uma abordagem diferente da Amazônia, sem os estereótipos usuais. Jonathas vive com os pais e o irmão numa área rural do Amazonas, sua barraca de frutas na estrada é o lugar de contato com as novidades do mundo. Ele e o irmão conhecem a ucraniana Milly e o indígena Kedassere e decidem acampar juntos na floresta. Jonathas empreende a mais transformadora de suas jornadas.

A distribuição nacional será feita pela Vitrine Filmes, de Silvia Cruz, e a internacional está a cargo da FiGa Films, de Sandro Fiorin, sediada em Los Angeles. O longa-metragem participa de outros festivais antes de chegar aos cinemas no final do primeiro semestre de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.