“Doméstica”, de Gabriel Mascaro, abre a Semana dos Realizadores

“Doméstica”, novo documentário de Gabriel Mascaro, será exibido pela primeira vez em São Paulo, na Semana dos Realizadores: Vôos do Cinema Brasileiro Contemporâneo, que acontece de 5 a 23 de dezembro, no CCBB da capital paulista. Mascaro terá uma pequena retrospectiva de seu trabalho dentro da mostra em São Paulo. Além de “Doméstica”, serão exibidos seus dois filmes anteriores, “Avenida Brasília Formosa” e “Um Lugar ao Sol”.

O diretor estará presente na sessão de abertura do evento, dia 5 de dezembro às 19h, para a projeção de “Doméstica”, onde sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

A Semana dos Realizadores, que acontece desde 2009 no Rio de Janeiro, traz uma seleção de mais de  40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens. Serão realizados também, ao longo do evento, debates e um curso de quatro aulas ministrado pelos críticos e pesquisadores de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e Francis Vogner dos Reis. Entre os filmes de jovens realizadores, destaque para os premiados “O que se Move”, de Caetano Gotardo, “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello (vencedor do Festival de Brasília desse ano) e “A Cidade é uma Só”, de Adirley Queirós (vencedor da última Mostra de Tiradentes).

Confira a programação da mostra:

Quarta, 5 de dezembro

15h – Desassossego (filme das maravilhas)
Dir. Helvécio Marins Jr, Clarissa Campolina, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Marco Dutra, Juliana Rojas, Marina Meliande, Caetano Gotardo,Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, Felipe Bragança, Karim Aïnouz.
Classificação 14 anos- 2010 – 55 min – 2010 – Digital
Baseados em uma carta inspirada em um bilhete escrito por uma menina de 16 anos, quatorze cineastas do Rio, de Minas, do Ceará e de São Paulo, dirigiram os fragmentos de aventura, utopia e explosão reunidos neste filme. Terceira parte da trilogia Coração no Fogo.

17h – Debate 1
Afinal, o que é um “realizador”? 
Cinema de autor, cinema independente, cinema de grupo: fronteiras e expansões do papel do artista no audiovisual.como manicure em um pequeno salão de beleza da Rua Augusta. Está juntando dinheiro para estudar butoh no Japão. Alberto é agente funerário. Enquanto foge dos agiotas, tenta escapar da realidade com o uso de remédios. Beatriz trabalha na fábrica, em meio período. Adora tatuagens e nunca realiza seus desejos. À noite uma tempestade cai sobre a cidade.”

Domingo, 9 de dezembro

15h – Sweet Karoline
Dir. Anna Bárbara Ramos.  Classificação 10 anos – 15 min – 2009 – Digital
Nem Elvis, nem Jarbas morreram. É tudo uma grande invenção.

Vou rifar meu coração
Dir. Ana Rieper.  Classificação 12 anos – 76 min – 2011 – digital
Uma viagem ao imaginário afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música romântica, também conhecida como brega, cujas letras formam verdadeiras crônicas dos dramas e alegrias da vida a dois. No filme os temas destas músicas se relacionam com as histórias amorosas de pessoas comuns, que abrem suas casas e corações para contá-las, além de ouvir os principais artistas do gênero.

17h – Em busca de um lugar comum
Dir. Felippe Schultz Mussel.  Classificação 10 anos – 80 min – 2012 – Digital
Rio de Janeiro, 2011.
Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos mais visitados do Rio, produzindo não só uma remodelação dos roteiros turísticos tradicionais, mas uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade. Imerso nos passeios pela Favela da Rocinha, se investiga os desejos e as imagens envolvidas na construção deste disputado destino turístico. Um mercado que, atento às demandas, não cessa em projetar seus novos atrativos.

19h – Doméstica
Dir. Gabriel Mascaro
Classificação 12 anos – 75 min – 2012 –  DIGITAL
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

Quarta, 12 de dezembro

15h – Aterro do Flamengo
Dir. Alessandra Bergamaschi.  Classificação 14 anos – 46 min – 2010-  DIGITAL
Uma câmera estática capta, de longe, um evento em um parque urbano. As pessoas olham, saem de cena ou continuam o que estão fazendo. A inteira paisagem parece ser afetada pelo evento. A duração deste filme de uma imagem só é dividida em capítulos, apontando para a flutuação entre duas potencialidades da imagem, a imagem como presença material bruta e como discurso que codifica uma história.

Número Zero
Dir. Cláudia Nunes.  Classificação 14 anos – 22min – 2010 – Digital
A ONU estima a população mundial de meninos de rua em 150 milhões. Destes, cerca de 40% são sem teto, porcentagem sem precedentes na história da civilização. Na América Latina, eles são 40 milhões. No Brasil, meninos e meninas de rua goianos encantaram-se tanto por uma câmera usada em uma oficina de ideo que apropriaram-se dela para contar suas estórias. Essa experiência ocorreu em 1990. Esse filme é a primeira tentativa de reencontrá-los para descobrir o que aconteceu em suas vidas e contar novas estórias.

17h – Debate II
O que pode ser hoje um cinema político? As possibilidades de intervenção no mundo pelas escolhas estéticas e de produção.
Convidados Debate 2: Adirley Queiroz, Ivo Lopes Araújo, Inácio Araújo
Mediador: Cléber Eduardo

19h – A cidade é uma só?
Dir. Adirley Queirós.  Classificação 12 anos – 73 min – 2011. HD
Brasília, Eu Te Amo

Quinta, 13 de dezembro

15h – Esse amor que nos consome
Dir. Allan Ribeiro.  Classificação 12 anos – 80 min – 2012 – Digital
Gatto Larsen e Rubens Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Por meio da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.

17h – Eles voltam
Dir. Marcelo Lordello.  Classificação 12 anos – 105 min – 2012 – 35mm
Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. “Eles Voltam” acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.

19h – Balada do Provisório
Dir. Felipe Rodrigues.  Classificação 12 anos –  92 min – 2012 – Digital
Dois dias na vida de André Provisório; que ganha uns trocados como detetive particular, aviãozinho e sedutor cara-de-pau. Entre um biscate e outro, conhece Mariana – aspirante à atriz de teatro picareta experimental.

Sexta, 14 de dezembro

15h – A falta que me faz
Dir. Marília Rocha.  Classificação 12 anos. 85Min – 2009. 35mm
Durante um inverno, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor.

17h – Praça Walt Disney
Dir. Sergio Oliveira e Renata Pinheiro.  Classificação 14 anos 21min – 2011 – 35mm
Boa Viagem, Recife, Pernambuco Brasil 51111 -260

Estradeiros
Dir. Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Classificação 12 anos. 79Min – 2011. digital
Terra à vista.

19h – HU
Dir. Joana Csekö e Pedro Urano.  Classificação 16 anos.  78Min – 2011. digital
“Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital; do outro, a ruína. E no horizonte, a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro, a saúde e educação públicas. Inteiramente filmado no monumental e apenas parcialmente ocupado prédio modernista do Hospital Universitário da UFRJ. Uma metáfora em concreto armado da esfera pública brasileira.”

Sábado, 15 de dezembro

15h –  Curso II

17h – Otto
Dir. Cao Guimarães. Classificação livre – 71min – 2012 – digital
“OTTO é um filme que acompanha o processo de gravidez de minha mulher e nascimento de meu filho. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.”

19h – As Hiper Mulheres
Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.  Classificação 10 anos – 80 min – 2011 – digital
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa, cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Domingo, 16 de dezembro

15h – O Gerente
Dir. Paulo Cezar Saraceni. Classificação 16 anos – 81 min –  2011- digital
Baseado no conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade, o filme fala de um gerente de banco que tinha o fetiche de morder a mão das mulheres da sociedade.

17h – Rua Aperana, 52
Dir. Julio Bressane.  Classificação 10 anos  – 75 min – 2011 – Digital
Rua Aperana 52 é uma paisagem, música de longa duração. Montagem de fotos feitas entre 1909 e 1955. E de filmes realizados entre 1957 e 2005, 14 filmes. Aderência ao solo, topologia de um pequeno rincão do Rio de Janeiro. Uma rua de nome evocador, Aperana (caminho falso, caminho provisório, em lingua Tupi) revela em tempos heterogêneos um fundo de memória hereditária em montagem inédita.

19h – Na carne e na alma
Dir. Alberto Salvá.  Classificação 16 anos – 81 min –  2011 –digital
O jovem Rodrigo se relaciona sexualmente com igual desinteresse com qualquer mulher. Na faculdade, ele conhece Mariana e, pela primeira vez, Rodrigo conhece um sexo que o leva a envolver-se afetivamente. O comportamento de Mariana, no entanto, oscila entre a ternura e a brutalidade, o que leva Rodrigo quase à loucura. O Filme é a história de um difícil rito de passagem, da adolescência a vida adulta.

Quarta, 19 de dezembro

15h – Praça Walt Disney
Dir. Sergio Oliveira e Renata Pinheiro.  Classificação 14 anos 21min – 2011 – 35mm
Boa Viagem, Recife, Pernambuco Brasil 51111 -260

Estradeiros
Dir. Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Classificação 12 anos . 79Min – 2011 . digital
Terra à vista.

17h – O Menino Japonês
Dir. Caetano Gotardo.  Classificação 14 anos – 18 min – 2009 – 35mm
Enquanto eu o olhava se afastar, por um momento tive a sensação de que sabia exatamente o que era ser ele. Aquele menino, naquela situação.

Ovos de dinossauro na sala de estar
Dir. Rafael Urban.  Classificação Livre – 12min –  2011- Digital
A alemã Ragnhild Borgomanero, 77 anos, estudou fotografia HD e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.

Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides
Dir. Gabriel Martins.  Classificação 12 anos – 18min – 2011 – 35mm
Dona Sônia quer vingança.

Náufragos
Dir. Matheus Rocha e Gabriela Amaral Almeida.  Classificação Livre – 15 min – 2010 – 35mm
Odete tenta adivinhar onde o marido teria se escondido. Mas não há esconderijo possível.

19h – Incêndio
Dir. Karen Akerman e Miiguel Seabra. Classificação 16 anos – 23 min – 2011 –  Digital
A melhor aula termina com uma lição.

Chantal Akerman de cá
Dir. Leonardo Luiz Ferreira e Gustavo Beck. Classificação 12 anos – 62 min – 2010 – Digital
Um vídeo de entrevista

Quinta, 20 de dezembro

15h – Sweet Karoline
Dir. Anna Bárbara Ramos.  Classificação 10 anos – 15 min – 2009 – Digital
Nem Elvis, nem Jarbas morreram. É tudo uma grande invenção.

Vou rifar meu coração
Dir. Ana Rieper.  Classificação 12 anos – 76 min – 2011 – digital
Uma viagem ao imaginário afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música romântica, também conhecida como brega, cujas letras formam verdadeiras crônicas dos dramas e alegrias da vida a dois. No filme os temas destas músicas se relacionam com as histórias amorosas de pessoas comuns, que abrem suas casas e corações para contá-las, além de ouvir os principais artistas do gênero.

17h – Em busca de um lugar comum
Dir. Felippe Schultz Mussel.  Classificação 10 anos – 80 min – 2012 – Digital
Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos mais visitados do Rio, produzindo não só uma remodelação dos roteiros turísticos tradicionais, mas uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade. Imerso nos passeios pela Favela da Rocinha, se investiga os desejos e as imagens envolvidas na construção deste disputado destino turístico. Um mercado que, atento às demandas, não cessa em projetar seus novos atrativos.

19h – Morro do céu
Dir. Gustavo Spolidoro. Classificação 12 anos – 71 min – 2009 – digital
Morro do Céu é uma pequena comunidade de descendentes de italianos, localizada no alto de uma montanha no sul do Brasil. Lá, o jovem Bruno Storti e seus amigos preenchem os dias de verão entre túneis de trem, a colheita da uva e a descoberta do primeiro amor.

Sexta, 21 de dezembro

15h – Avenida Brasília Formosa
Dir. Gabriel Mascaro.  Classificação 14 anos – 85 min – 2010 – digital
Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa.

17h – Rua Aperana 52
Dir. Julio Bressane.  Classificação 10 anos  – 75 min – 2011 – Digital
Rua Aperana 52 é uma paisagem, música de longa duração. Montagem de fotos feitas entre 1909 e 1955. E de filmes realizados entre 1957 e 2005, 14 filmes. Aderência ao solo, topologia de um pequeno rincão do Rio de Janeiro. Uma rua de nome evocador, Aperana (caminho falso, caminho provisório, em lingua Tupi) revela em tempos heterogêneos um fundo de memória hereditária em montagem inédita.

19h – Nego Fugido
Dir. Cláudio Marques e Marilia Hughes.  Classificação 14 anos – 16min – 2009 – 35mm
Dois jovens artistas partem para conhecer um antigo ritual que revive a fuga dos escravos, no interior do Brasil. Lá, eles se envolvem com a celebração de uma forma inesperada.

Testemunha 4
Dir. Marcelo Grabowski.  Classificação 14 anos – 67 min – 2011 – digital
Uma personagem, uma atriz e o passar das horas em um interrogatório do Holocausto.

Sábado, 22 de dezembro

15h – Fantasmas
Dir. André Novais Oliveira.  Classificação 16 anos – 10min – 2010 – Digital
O fantasma da ex.

Pacific
Dir. Marcelo Pedroso  .  Classificação 14 anos -72 min – 2009 – Digital
Uma viagem de sonho em um cruzeiro rumo a Fernando de Noronha. As lentes dos passageiros captam tudo a todo instante. E eles se divertem, brincam, vão a noitadas. Desfrutam de seu ideal de conforto e bem-estar. E, a cada dia, aproximam-se mais do tão sonhado paraíso tropical…

17h – A Balada Provisório
Dir. Felipe Rodrigues.  Classificação 12 anos –  92 min – 2012 – Digital
Dois dias na vida de André Provisório; que ganha uns trocados como detetive particular, aviãozinho e sedutor cara-de-pau. Entre um biscate e outro, conhece Mariana – aspirante à atriz de teatro picareta experimental.

19h – A noite dos chupacabras
Dir. Rodrigo Aragão.  Classificação 14 anos – 95mim – 2011 – Digital
A rixa entre duas famílias, Silva e Carvalho, é a distração perfeita para camuflar os ataques do chupacabras. Enquanto os rivais entram em combate, a sinistra criatura lambe de sangue vítimas sem chance de defesa. Num clima de Bang Bang, e fábula épica. A Noite do Chupacabras promete belos banhos de sangue, muitos tiros e um monstro 100% latino-americano.

Domingo, 23 de dezembro

15h – A cidade é uma só?
Dir. Adirley Queirós.  Classificação 12 anos – 73 min – 2011. HD
Brasília, eu te amo.

17h – O homem que não dormia
Dir. Edgard Navarro.  Classificação 16 anos – 98 min – 2011 – 35mm
Alguns habitantes de um lugarejo remoto são acometidos pelo mesmo pesadelo. A chegada de um peregrino de origem misteriosa irá revelar o conflito interno em que vivem, deflagrando uma ruptura radical em suas vidas.

19h – Um lugar ao Sol
Dir. Gabriel Mascaro. Classificação Livre – 71 min – 2009 –  DIGITAL
Depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, foram catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas 9 cederam entrevista. Rico debate sobre desejo, visibilidade, altura, status e poder. Uma reflexão sobre a classe dominante brasileira e a verticalização das cidades, abordando o imaginário sócio-cultural de um grupo pouco problematizado na cinematografia nacional.

 

Semana dos Realizadores: Vôos do Cinema Brasileiro Contemporâneo
Local: CCBB São Paulo
Endereço: Rua Àlvares Penteado, 112 – centro CEP. 01012-000
Funcionamento: de Quarta a Domingo, das 9h às 20h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.