O Palhaço – Roteiro do Filme

Escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar em 2013, numa vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, O Palhaço alcançou a marca de mais de 1 milhão e 500 mil espectadores. Foi indicado em 14 categorias e venceu 12 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo a de Roteiro Original, para Marcelo Vindicatto e Selton Mello.

Ler o roteiro e assistir ao filme permite acompanhar a passagem de uma linguagem a outra: “Fizemos questão de eternizar o roteiro como ele é, sem as alterações que aconteceram nos ensaios ou na montagem. Assim, o leitor mais atento vai perceber o que foi cortado, o que foi mudado de lugar na hora da finalização”, aponta o próprio Selton Mello, coautor do roteiro.

O lançamento do livro acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 19h30, no CineSesc, na Rua Augusta, 2075, em São Paulo. Às 20h30, haverá encontro com Selton Mello, Marcelo Vindicatto e Danilo Santos de Miranda, seguido da exibição do filme O Palhaço. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do cinema.

Sobre os autores: Selton Mello nasceu em 1972, em Passos, Minas Gerais, e ainda bebê foi para São Paulo, onde viviam seus pais. Aos 8 anos, começou a cantar em programas de calouros na TV, fez comerciais e estreou em novelas como Dona Santa, na TV Bandeirantes. Em 1984, mudou-se para o Rio de Janeiro por conta de um convite para participar da novela Corpo a Corpo, seu primeiro trabalho na TV Globo. Tinha então 11 anos de idade. Depois disso, virou dublador, músico e começou a fazer teatro. Mais adiante, passou a dirigir, escrever, produzir e editar videoclipes e programas de TV. Participou de mais de 30 filmes como ator e dirigiu dois filmes de longa metragem: Feliz Natal e O Palhaço.

Marcelo Vindicatto nasceu em 1966, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde passou a infância e a adolescência. Em 1980, mudou-se para o Rio de Janeiro onde tornou-se cinéfilo, cantor de rock, roteirista de histórias em quadrinhos e entrou para o teatro. Tornou-se roteirista profissional no programa Tarja Preta, do Canal Brasil, depois passou pela Conspiração Filmes e pela TV Brasil. Escreveu os longas Feliz Natal, com Selton Mello, e Os Penetras, de Andrucha Waddington. Dá aulas de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O Palhaço – Roteiro do Filme
Autores: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Textos adicionais: Paulo José, Selton Mello e Eduardo Escorel
Ilustrações: Conrado Almada
Fotografias: Guilherme Maia
Editora: Edições SESC SP / Ouro sobre Azul
Páginas: 160
Preço: R$ 25,00

One thought on “O Palhaço – Roteiro do Filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.