Paulo Nascimento termina as filmagens de “A Oeste do Fim do Mundo”

Terminam esta semana as filmagens da coprodução Brasil/Argentina A Oeste do Fim do Mundo, protagonizada por César Troncoso, Fernanda Moro e Nelson Diniz.

Com roteiro e direção de Paulo Nascimento (Em Teu Nome), o filme une dois personagens solitários na desolada paisagem da Cordilheira dos Andes. “Tudo começou há quatro anos, quando li uma matéria sobre a Guerra das Malvinas”, diz Nascimento. “A matéria informava que dos 10 mil soldados que foram enviados para o conflito, cerca de 400 se suicidaram. Fiquei impressionado com este número e comecei a desenvolver esta história sobre perdas e solidão”, afirma o cineasta.

A previsão é que A Oeste do Fim do Mundo comece a participar de festivais nacionais e internacionais de cinema a partir de março de 2013. A estreia comercial está prevista para o segundo semestre de 2013, com distribuição da Filmes do Estação.

A história se passa num velho posto de gasolina, perdido na imensidão da estrada transcontinental, refúgio do introspectivo Leon, interpretado por César Troncoso. De poucas palavras, poucos gestos e nenhum amigo, sua solidão só é quebrada por um ou outro caminhoneiro eventual que passa por ali para abastecer. Ou pelas visitas sempre bem humoradas do sarcástico Silas (Nelson Diniz), um motociclista com ares de hippie aposentado.

O tempo passa devagar nas margens da Ruta 7, na Argentina. Até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana (Fernanda Moro) transforma radicalmente o cotidiano de Leon. Aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, segredos que pareciam estar bem enterrados vêm à tona, reabrindo antigas feridas e mudando para sempre a vida dos protagonistas.

O filme foi rodado na ordem real em que as ações do roteiro se desenvolvem, para que os atores sentissem mais intensamente o desenvolvimento de seus personagens. Como a luz nas proximidades da Cordilheira dos Andes muda de maneira muito rápida e intensa, todo o filme foi rodado nos horários reais do roteiro, ou seja, as cenas matinais foram feitas efetivamente pela manhã, igualmente como as vespertinas e noturnas, sem a utilização de iluminação especial. E foi sendo montado, diariamente, na medida em que as imagens eram captadas. A equipe de produção contou com profissionais brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos.

O posto de gasolina onde mora o personagem Leon foi totalmente construído em alvenaria pela produção do filme. Ao final das filmagens, ele foi ofecerido às autoridades locais, e hoje serve como posto de informações turísticas na região de Uspallata, Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.