Premiados cineastas iranianos são homenageados em mostra

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 21 de maio a 2 de junho, a mostra “Mohammad Rasoulof e Jafar Panahi: cineastas iranianos”, uma homenagem aos dois cineastas que, em 2010, foram sentenciados a seis anos de prisão e, no caso de Panahi, com proibição de escrever ou realizar filmes. Os dois, segundo as autoridades iranianas, teriam feito propaganda contra o Estado.

Jafar Panahi é um dos mais prestigiados cineastas iranianos de todos os tempos. Começou a realizar seus próprios filmes na década de 1990 e foi assistente do diretor Abbas Kiarostami. O reconhecimento de seu trabalho foi imediato e seus filmes receberam prêmios nos festivais internacionais de Cannes, Locarno, Veneza e Berlim.

Já Mohammad Rasoulof foi colaborador de Panahi e realizou cinco longas-metragens entre os anos de 2002 e 2011, que também circularam em diversos festivais internacionais de cinema.

Na programação da mostra, destaque para o filme “Adeus”, última produção de Mohammad Rasoulof, que aponta o exílio do Irã como a saída para encontrar a liberdade individual, ganhador do prêmio de Melhor Direção na mostra “Um Certo Olhar”, no Festival de Cannes, em 2011. Também na mostra, o filme “O Círculo”, de Jafar Panahi, retrata a prostituição feminina, abordando não apenas o tabu, como também a situação da mulher na sociedade iraniana.

O documentário “A Onda Verde”, dirigido por Ali Samadi Ahadi, é outro destaque, e revela os protestos que se seguiram à reeleição do atual presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em 2009, e sua violenta repressão. O documentário contribui para ampliar a compreensão do contexto em torno da condenação dos cineastas homenageados e dos filmes que eles realizaram depois deste fato.

A mostra exibirá 12 produções que refletem sobre o Irã, a sociedade iraniana e suas raízes culturais, políticas e religiosas. A mostra acontece também na Caixa Cultural Brasília de 18 a 26 de maio. A programação completa pode ser conferida no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.