“Rio, Eu te Amo” começa filmagens com Carlos Saldanha e o coreano Im Sang-soo

Onze diretores, sete nacionalidades, vários continentes unidos numa mesma declaração: “Rio Eu te Amo”. Começa no dia 6 de agosto a filmagem do longa da bem-sucedida franquia “Cities of Love”, que já teve uma versão sobre Paris e uma sobre Nova York. Carlos Saldanha (“Rio” e “Era do Gelo”) dá o pontapé inicial e estreia na direção de um live action com uma história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer, ambientada no Theatro Municipal.

Entre os brasileiros, também estão Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”), José Padilha (“Tropa de Elite” e “Robocop”) e Andrucha Waddington (“Penetras” e “Eu Tu Eles”). Os quatro diretores estrangeiros cujos contratos já foram assinados são o sul-coreano Im Sang-soo, que concorreu duas vezes à Palma de Ouro em Cannes (“A Empregada” e “O Gosto do Dinheiro”), o australiano Stephan Elliott (diretor de “Priscilla, a Rainha do Deserto”, filme que ganhou um Oscar e recentemente se transformou em musical); a premiada diretora e roteirista libanesa Nadine Labaki (“Caramelo” e “E Agora Onde Vamos?”), e o roteirista mexicano indicado ao Oscar e diretor Guillermo Arriaga (roteirista de “Babel” e “21 gramas” e diretor de “Vidas que se Cruzam”).

Neste primeiro bloco, serão filmados cinco segmentos: aos de Carlos Saldanha e Im Sang-soo – cujos protagonistas são Tonico Pereira e Roberta Rodrigues – seguem-se no final do mês os de Nadine Labaki, Stephan Elliott e Fernando Meirelles. Num segundo momento, em outubro, serão filmados os segmentos de Andrucha Waddington, José Padilha, Guillermo Arriaga e os de dois outros diretores estrangeiros cujos nomes serão anunciados nesta etapa. A canção-tema do filme será composta e interpretada por Gilberto Gil.

Juntamente com os segmentos, são filmadas as cenas de transição, uma das características dos filmes da franquia “Cities of Love”: cenas de ligação nas quais os personagens dos diversos segmentos interagem uns com os outros em situações especialmente criadas. Não há inserção de créditos durante o filme e os segmentos e transições são editados de modo que a plateia possa assistir a um filme contínuo e com ritmo. As transições estão a cargo de uma equipe composta pelo diretor Vicente Amorim (“Um Homem Bom”, com Viggo Mortensen, e “Corações Sujos”), o roteirista Fellipe Barbosa (“Casa Grande” e “Beijo de Sal”) e uma equipe técnica exclusiva.

Além do filme, o projeto inclui uma grande mobilização em torno da paixão pelo Rio de Janeiro chamado #RioEuTeAmo, iniciado em outubro de 2012 e que hoje já conta com mais de 1 milhão de fãs no Facebook. As ações, criativas e surpreendentes, são empregadas nas mais diversas frentes: comunitária, cultural, de esportes, entretenimento e lazer, em toda a cidade e nas redes sociais, e seguirão até 2014.

A franquia “Cities of Love” é uma iniciativa global idealizada e criada pelo diretor, roteirista e produtor francês Emmanuel Benbihy e homenageia em filmes grandes cidades do mundo. Foi iniciada com a produção de “Paris, Eu te Amo”, filme que abriu o Festival de Cannes em 2006. O sucesso deste primeiro trabalho da franquia convenceu Emmanuel de que o projeto deveria percorrer outros continentes e cidades, como Nova York e Xangai. Assim, o segundo filme “Nova York, Eu te Amo” ficou pronto em 2009. A partir daí, o produtor começou a licenciar a franquia para produtores estrangeiros, como ocorreu no caso do “Rio Eu te Amo”.

Nos filmes da franquia, as locações não podem se repetir: cada segmento tem a sua, escolhida pelo diretor. Estes chegam antes na cidade para conhecer as locações e as equipes locais e ensaiar com os atores. Depois das filmagens, eles continuam na cidade para acompanhar a fase de edição. Ou seja, em alguns períodos haverá até quatro diretores simultaneamente trabalhando no Rio em seus filmes, além da equipe local de Vicente Amorim. Entre as locações já escolhidas estão o Theatro Municipal (Carlos Saldanha), a Pedra Bonita (José Padilha), o Pão de Açúcar (Stephan Elliott), o Vidigal (Im Sang Soo), Copacabana (Fernando Meirelles), Santa Tereza (Guillermo Arriaga) e o centro do Rio (Andrucha Waddington).

Com lançamento previsto para 2014, “Rio Eu te Amo” é um projeto das produtoras Conspiração Filmes, BossaNovaFilms e Empyrean Pictures com o patrocínio de O Boticário (patrocinador-master), Nextel, Santander, Unilever, Fiat e Brasil Kirin; e apoio da RioFilme/Prefeitura do Rio. A distribuição no Brasil e na América Latina é da Warner Bros e as vendas internacionais estão a cargo da WestEnd Films, de Londres.

Concomitantemente à produção brasileira, há planos para versões em Xangai (China), Berlim (Alemanha), Nova Orleans (EUA), Bombaim (Índia) e Jerusalém (Israel).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.