Mostra reúne documentários sobre gastronomia

Entre os dias 23 e 25 de setembro, São Paulo vai sediar a primeira edição da Mostra DOC Gastronômica, evento que apresentará filmes documentários relacionados às formas de produção e consumo de alimentos, história e hábitos alimentares e suas consequências na sociedade atual e no planeta.

Aproximadamente, 20 filmes nacionais e estrangeiros, divididos em quatro sessões diárias, trarão diversas visões sobre o tema em sua forma mais ampla, em três dias de exibições gratuitas, no Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Muito além de receitas e de histórias de pessoas ao entorno de mesas fartas, os filmes selecionados para esta mostra tratam de temas como história mundial, identidade cultural por meio da alimentação regional, antropologia e filosofia, além dos meios de produção e distribuição, o que a população consome, de que forma e porque lança mão de determinados alimentos.

Dentre os filmes da programação, estão:

Artisian Baker – 8 min, Una Morera, EUA, 2012
Misturando filosofia e paixão pela comida, a terceira geração de padeiros artesãos italianos discute a produção e o consumo de comida feita com amor.

Divine Pig – 58 min, Hans Dortmans, Holanda, 2010
Como “Dorus” está chegando ao seu segundo ano e crescendo, seu dono tem que decidir se ele ama mais o seu porco ou a sua carne. Apesar de sua popularidade, muitos pensam que porcos são sujos. Divine Pig olha de perto este animal tão controverso, desafia nossos sentimentos sobre porcos e o destino de “Dorus”.

Dabbawala – The Lunch Box Miracle – 50 min, Antje Christ, Índia, 2007
Todos os dias na megalópole indiana de Mumbai um milagre da logística acontece. Cem mil almoços são entregues pelos “Dabbawallas”, entregadores que encontram seu caminho  pelo caótico trânsito da cidade e o entregam à pessoa certa. Os “Dabbbawallas” formam uma orgulhosa categoria e fazem o impossível acontecer por meio de uma longa e infalível cadeia de entregas.

Focaccia Blues – 77 min, Nico Cirasola, Italia, 2008
Uma história real que aconteceu em Altamura, Puglia (Itália). Em 2001, foi inaugurado na região um enorme McDonald’s, de 550 m². Depois de alguns meses, o padeiro Luca Di Gesù decide abrir sua pequena loja ao lado do “gigante” norte-americano. A partir desse momento, a concorrência do padeiro coloca em crise a filial da maior cadeia de fast-food do mundo, obrigando-a a fechar suas portas. Nico Cirasola registra toda esta história com muito bom humor.

Meatrix – 10 min, Louis Fox, EUA, 2003
Junte-se a Leo, o porco que se pergunta se ele é “O escolhido”, Chickity, a galinha defensora, e Moopheus, o boi que expõe os problemas da agricultura industrial, tornando o mundo mais seguro por meio da agricultura familiar sustentável.

Mexican Cuisine – 4:08 min, Fran Guijarro, Mexico, 2011
Na Califórnia, que é o Estado com a maior comunidade de imigrantes  Mexicanos nos Estados Unidos, existe uma cozinha  com um significado  mais profundo:  o de quem faz a comida.

Mugaritz B.S.O – 70 min, Felipe Luis Ugarte & Juantxo Sardon, Espanha, 2011
Que som tem um prato de alta cozinha? No restaurante estrelado Mugaritz, no País Basco, o Chef Andoni Aduriz cria as mais incríveis e inusitadas receitas. Como parte de um extraordinário projeto, o músico e diretor de cinema Felipe Ugarte compõe uma “trilha sonora” para esses pratos.

O Mineiro e o Queijo – 70 min, Helvécio Ratton, Brasil, 2011
Documentário político e poético O Mineiro e o Queijo conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século 18, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o Estado.

Oma & Bella – 75 min, Alexa Karolinski, Alemanha, 2011
Documentário sobre duas sobreviventes do holocausto que moram em Berlim. Sua conexão com o passado, o compromisso com o presente e as esperanças para com o futuro estão intrinsecamente ligados à comida que elas preparam. Com humor, histórias interessantes e uma enorme dedicação aos pratos de sua infância elas discutem tradições, memórias e identidade.

Ramen Dreams – 7:30 min, Michael McAteer, EUA, 2010
Um homem deixa tudo para trás para seguir seu sonho. Keizo Shimamoto segue seu sonho de ramen até um pequeno restaurante em Tóquio.

Salva la Cozza – 43 min, Ascanio Petrini, Italia, 2011
O hábito e a tradição de comer mexilhões, polvos e lulas crus na cidade de Bari, na Puglia, sul da Itália, pode ser considerado selvagem. A importância e o impacto cultural desse costume está se perdendo. Salva la Cozza é um documentário que trás uma visão poética e realista dessa identidade barese e mostra a força de um hábito tão especial.

Sugar Shack – 12 min, James Boo & Ian Parker, Canada, 2012
As Cabanas de açúcar são um patrimônio cultural em Quebec no Canadá. A Sucrerie de la Montagne é uma lenda quebequenha. Este documentário explora o negócio, a cultura, a tradição e a comida de uma fazenda canadense de xarope de bordo preservada por Pierre Faucher, o franco-canadense mais interessante do mundo.

Sushi, Handcrafted Happiness – 0:50 min, Seonghye Kim & Jun Ogura, Japão, 2012
A delicadeza e os detalhes de um sushi perfeito.

Taste the Waste – 90 min, Valentin Thurn, Alemanha, 2011
Um documentário sobre o desperdício global de alimentos. Por que jogamos tanta comida no lixo? Como podemos desperdiçar menos? Da fazenda à nossa mesa metade dos alimentos acaba no lixo. Questões importantes e uma visão crítica sobre lixo, fome, sustentabilidade e o futuro.

The Mud and the Blood – 12 min, George Motz, EUA, 2011
The Mud and the Blood é um curta que mostra que catar e assar ostras é uma especialidade do sul dos Estados Unidos, e um dos melhores lugares para se deleitar com essa iguaria são as baixadas da Carolina do Sul.

The Perfect Oyster – 6 min, Craig Noble, Canadá, 2010
Na costa da província de British Columbia, no Canadá, vive um ostricultor comprometido com o cultivo da Ostra perfeita. Brent Petkau define essa perfeição pela integridade de sua maricultura, o gosto de suas ostras e, obviamente, o erotismo dessas luxuriosas gotas de alimento.

The Raw And The Cooked – 83 min, Monika Treut, Alemanha, 2012
The Raw and the Cooked é uma expedição por um percurso de sete comunidades mostrando as tradições culinárias de Taiwan, e vendo de perto como a comida esta conectada com as várias culturas dessa ilha multi étnica.

Trilogia Epicure: The Benevolent Butcher,The Benevolent Baker & Paloma – 10 min, Scott Pitts, EUA, 2012/2013
Um delicioso bacon, uma rosquinha de dar água na boca e a pura luxúria de um drink são os temas dos curtas que compõem essa trilogia.

Truck Farm – 48 min, Ian Cheney, EUA, 2011
Truck Farm conta a história de uma nova geração de fazendeiros urbanos. Os espectadores são levados pelas ruas de Nova York para conhecer algumas fazendas urbanas e descobrir se a maior cidade dos Estados Unidos pode aprender a alimentar-se. Misturando assuntos sérios e sérias bobagens, Truck Farm incentiva o espectador a ponderar sobre o futuro da agricultura urbana.

Um Armazém das Antigas – 7 min, Rusty Marcellini, Brasil, 2010
A Mercearia Paraopeba é um armazém de secos e molhados, situado em Itabirito, Minas Gerais, que resgata tradições e a simplicidade das mercearias do passado. Seu José e o filho Roninho administram o local seguindo o modelo de seus antepassados, comercializando produtos da região, aceitando a moeda da troca como pagamento, anotando compras num velho caderninho, sempre com muita paixão e respeito pelos semelhantes.

 

Mostra DOC Gastronômica
Data: 23, 24 e 25 de setembro de 2013
Local: Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo/SP
Horário: a partir da 18h

One thought on “Mostra reúne documentários sobre gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.