Mostra reúne filmes sobre a música popular brasileira

A música popular brasileira será homenageada com a Mostra CineMPB, que inaugura o calendário de 2014 do Centro Cultural Banco do Brasil, nas cidades de São Paulo, de 8 a 25 de janeiro, e Rio de Janeiro, de 8 a 27 de janeiro. A mostra reúne alguns dos maiores sucessos da produção brasileira recente de longas-metragens documentais, programados ao lado de curtas-metragens com a mesma temática, focalizando músicos de várias gerações através da ótica de cineastas de diversos estilos.

A programação, que tem curadoria de Flavia Candida, Francisco Cesar Filho e Rafael Sampaio, destaca obras que retratam grandes nomes da história da música brasileira, como Tom Zé ou Quem Irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século, de Carla Gallo; Jards, de Eryk Rocha, sobre Jards Macalé; e o raro documentário Paulo Moura – Alma Brasileira, de Eduardo Escorel, que apresenta o universo de um dos principais instrumentistas brasileiros, o compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz Paulo Moura, falecido em 2010. Entre outros títulos que retratam o universo e a trajetória de artistas fundamentais na história da música no Brasil estão Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal; Herbert de Perto, de Pedro Bronz e Roberto Berliner; e WaldickSempre no meu Coração, de Patrícia Pillar.

Movimentos musicais e momentos históricos também estão presentes, em produções como Rock Brasília, de Vladimir Carvalho, com Legião Urbana e Capital Inicial; Tropicália, de Marcelo Machado; e o novíssimo A Farra do Circo, de Roberto Berliner.

Artistas e gêneros de um universo mais popular são retratados em obras como Vou Rifar meu Coração, Ana Rieper, sobre o gênero brega; Mamonas para Sempre, de Claudio Kahns, sobre a mítica banda morta em acidente aéreo; e Cantoras do Rádio, de Gil Baroni, sobre o show que promoveu o reencontro de cantoras do rádio brasileiro.  Completam a programação ainda títulos como L.A.P.A e O Samba que Mora em Mim, além de curtas-metragens como Bethânia Bem de PertoTim MaiaRock PaulistaNelson SargentoRua da Escadinha, 162O Mundo é uma CabeçaRap, o Canto da CeilândiaViva VoltaPixinguinha e a Velha Guarda do Samba, entre outros.

A programação completa e mais informações estão no site www.bb.com.br/cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.