Quando Eu Era Vivo

Dirigido por Marco Dutra, produzido pela RT Features e com distribuição da Vitrine Filmes, Quando Eu Era Vivo é um longa que fala sobre complexas relações familiares e a impossibilidade de recuperar o passado, sob um inusitado viés de suspense.

O filme é baseado no livro A Arte de Produzir Efeito sem Causa (Companhia das Letras), de Lourenço Mutarelli, um dos mais sólidos autores brasileiros contemporâneos. Tanto o texto quanto o filme carregam o tom sombrio e opressivo da obra do autor, que recebe influências de Kafka e Dostoiévski. A editora Companhia das Letras preparou uma versão digital do livro, acrescida do roteiro adaptado, que será lançada ainda neste mês; e também levará as livrarias uma nova reimpressão da última edição do livro.

O diretor Marco Dutra conta que leu a obra completa de Lourenço Mutarelli ao trabalhar como roteirista na adaptação para o cinema de um de seus quadrinhos mais antigos. O diretor se interessou especialmente por A Arte de Produzir Efeito sem Causa. Então, em 2011, o produtor Rodrigo Teixeira, a quem este livro de Mutarelli é dedicado, o chamou para iniciar a empreitada que os levaria à Quando Eu Era Vivo.

Marco levou cerca de quatro meses para escrever a adaptação, junto com a corroteirista Gabriela Amaral Almeida. Nas primeiras semanas, estudaram os temas e a estrutura do livro, para depois buscar “um esquema dramático equivalente, mas nunca ‘igual’”, segundo ela. O diretor e roteirista de Quando Eu Era Vivo concorda que “é preciso entender bem o que define o DNA da obra-base para levá-la para o outro meio, e não apenas copiar o que já foi escrito”.

A história do livro e do filme gira em torno de Júnior, que, após um divórcio traumático, busca abrigo na casa do pai, Sênior, com quem mantinha uma relação distante. Lá, nada lembra o lar em que viveu quando jovem. O pai se tornou um homem estranho, rejuvenescido à base de exercícios físicos e bronzeamento artificial. Os objetos e fotos da mãe, morta há alguns anos, foram encaixotados e trancados no quartinho dos fundos. No quarto que dividia com o irmão, Pedro, agora vive a inquilina Bruna, jovem estudante de música que veio do interior para fazer faculdade. Após encontrar objetos que remetem ao passado e à sua mãe, Júnior desenvolve uma obsessão pela história de sua família e tenta recuperar algo que aconteceu em sua infância e que, até hoje, o assombra.

O elenco de Quando Eu Era Vivo conta com nomes como Antonio Fagundes, Sandy Leah e Marat Descartes, este cada vez mais consolidado como um dos grandes atores do cinema nacional contemporâneo – ele trabalhou anteriormente com Marco Dutra e Juliana Rojas em “Trabalhar Cansa” (2011) e no curta “Um Ramo” (2007), ganhou o Kikito de Melhor Ator no 40o Festival de Gramado, em 2012,  por sua atuação no longa “Super Nada”, e recentemente foi homenageado na Mostra de Cinema de Tiradentes.

A sugestão de Fagundes para o papel de Sênior partiu da esposa de Mutarelli, Lucimar, também escritora. Lourenço já teve outros dois livros adaptados para o cinema pela RT Features, e ficou muito impressionado com o primeiro longa-metragem de Marco Dutra, “Trabalhar Cansa”.

Quando Eu Era Vivo teve sua pré-estreia na semana passada na Mostra de Cinema de Tiradentes e será lançado em circuito comercial na próxima sexta-feira, 31 de janeiro.

Leia reportagem da Revista de CINEMA, publicada na edição jun/jul de 2013, sobre o filme “Quando Eu Era Vivo” com depoimento do diretor Marco Dutra.

Leia entrevista exclusiva com o ator Marat Descartes, publicada na edição dez-2013/jan-2014 da Revista de CINEMA.

2 thoughts on “Quando Eu Era Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.