FAM homenageará o cineasta carioca Cavi Borges

Cavi Borges, que está lançando o documentário “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, recentemente exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro, será um dos homenageados no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), que acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, de 23 a 30 de maio, em Florianópolis.

Apesar de jovem (37 anos), Cavi Borges tem um currículo de respeito. Na produção, foram 23 longas e 94 curtas na bagagem. Como diretor, são cinco longas e 22 curtas.

Ex-lutador de judô, Borges foi atleta profissional durante anos. Um histórico de lesões o fez abandonar os tatames e entrar de cabeça em outra paixão: o cinema. Abriu uma videolocadora em 1997 e nunca mais parou. A locadora Cavídeo virou produtora e tem conquistado prêmios.

Em 2007 ganhou dois: o edital da Petrobras Cultural para 0 curta-metragem em 35 mm “A Distração de Ivan” (com participação na Semana da Crítica do Festival de Cannes), e o prêmio “Jovem Empreendedor do Cinema Brasileiro”, representando o Brasil na Inglaterra na etapa mundial, concorrendo com representantes de outros nove países.

Um dos projetos que lançou o cineasta foi a série de 40 episódios chamada “Mateus, o Balconista”, com o ator Mateus Solano como protagonista, criada em 2008 para ser visto pelo aparelho celular e que, passados seis anos, já foi vendido para mais de 20 canais. A série, inspirada na experiência de Borges na videolocadora, foi para TV e também para o cinema.

Seu filme mais recente é o filme “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, resgata os dez anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus” (2002) e procura mostrar as transformações vividas pelos atores na última década. A estreia internacional do filme será no dia 8 de março, no Festival de Cinema de Nova Iorque, seguindo por outros 10 festivais pelo mundo.

Leia matéria publicada em 2011 na Revista de CINEMA sobre o diretor Cavi Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.