Primeiro longa de Daniel Ribeiro é premiado no Festival de Berlim

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, primeiro longa-metragem de Daniel Ribeiro, que será lançado no Brasil pela Vitrine Filmes, conquistou os prêmios de melhor filme da mostra Panorama pela Fipresci (The International Federation of Film Critics), e de melhor filme com temática ou personagens LGBTs, no 64o Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale.

O diretor já esteve na Berlinale em 2008 e, na ocasião, conquistou o Urso de Cristal de melhor curta da mostra Generation com Café com Leite.

Daniel Ribeiro, a produtora Diana Almeida e elenco principal (Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim) estiveram presentes na première mundial do filme, realizada no último dia 10, em Berlim.

Hoje eu Quero Voltar Sozinho traz a história de Leonardo, um adolescente cego que, como qualquer garoto dessa idade, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

O longa nasceu do curta de nome parecido, Eu Não Quero Voltar Sozinho. Nesse filme, o diretor já explorava o universo adolescente, a ebulição de novas emoções, a descoberta do corpo e da sexualidade. E apresentava Leonardo, o protagonista, Giovana e Gabriel. O curta, disponível na íntegra na internet, teve cerca de 3 milhões de visualizações, participou de mais de 200 festivais internacionais de cinema e arrebatou 115 prêmios.

Leia matéria sobre o filme, publicada na edição out/nov de 2013 da Revista de CINEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.