APRO e SEBRAE promovem workshop de projeto de capacitação para empresários do audiovisual

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) irão realizar um workshop de apresentação do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual, voltado às produtoras de micro e pequeno portes de todo o país. O evento acontecerá no dia 29 de abril, das 9h00 às 17h30, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), em parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).

O workshop terá abertura de Débora Mazzei, Analista Técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do SEBRAE, explicando a atuação da entidade no mercado. Na sequência, Odete Cruz, Gerente Executiva de Capacitação da APRO, abordará a metodologia do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual. Os representantes setoriais da FilmBrazil, Marianna Souza, Gerente Executiva; da BrazilianTVProducers, Rachel do Valle, Gerente Executiva; e da produtora Movioca Content House, Marcio Yatsuda, Presidente, falarão sobre o SEBRAE Media Experience – missão empresarial de aprofundamento às tendências e soluções da indústria audiovisual dos Estados Unidos e que teve como foco as cidades de Los Angeles e São Francisco.

Além disso, quatro consultores – João Paulo Morello, sócio e fundador do escritório Coelho e Morello Advogados Associados; Rodrigo Arnaut, consultor e professor em mídias digitais, transmídia e inovação; Silvio Soledade, consultor e professor em gestão e empreendedorismo no mercado audiovisual; e Krishna Mahon, consultora em distribuição e produtora executiva dos canais History, A&E e Bio – apresentarão aos participantes do evento o conteúdo das disciplinas de Capacitação, Gestão Empresarial / Empreendedorismo, Legislação, Distribuição e Oficinas Transmídia.

Na programação, há ainda um seminário com Deborah Calla, produtora, escritora e roteirista brasileira, que reside há 19 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sobre roteiro e a importância da relação entre o produtor e o roteirista para o desenvolvimento de pilotos para televisão e cinema. Os tópicos abordados na apresentação de Deborah abrangem como trabalhar com um roteirista, estrutura de longas-metragens, estrutura de seriados de televisão, “writer’s room” (TV), novos modelos, transmídia, “loglines e pitching”, ferramentas de vendas e “packaging”.

O workshop tem entrada gratuita e vagas limitadas com inscrições até 24 de abril pelo e-mail regina@apro.org.br. Depois de São Paulo, estão previstos workshops similares do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Minas Gerais, em datas e locais ainda não definidos.

A iniciativa, que na primeira etapa deverá durar dois anos, é voltada não apenas a São Paulo e ao Rio de Janeiro, mas também Porto Alegre, Recife, Brasília, entre outras capitais brasileiras. Além da capacitação das produtoras, será feito uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.