Garoto Zigue-Zague

A temática da infância é cara a David Grossman, que escreveu livros como Ver: amor e Duelo. Garoto zigue-zague é um daqueles grandes romances que, embora tematizem a infância e sejam narrados pelo olhar de um personagem jovem, são capazes de conquistar qualquer leitor adulto.

Pouco antes de completar treze anos e fazer seu bar mitzvah, Nonny Feierberg — mais conhecido como Nono — embarca
em Jerusalém num trem para Haifa, onde deverá encontrar o tio. A princípio, a viagem parece um presente de grego planejado por seu pai, detetive e maior herói de Nono, e Gabi, secretária do Departamento de Investigações Especiais que faz as vezes da mãe que ele perdeu quando criança.

Mas Nono nunca chegará de fato ao seu destino. Logo que o trem parte, o garoto embarca numa aventura fantástica na companhia de um sujeito suspeito, mas encantador: Felix Glick. Ao seu lado, Nono conhecerá a atriz Lola Ciperola e
passará por experiências mais ou menos terríveis que o ajudarão a compreender melhor sua própria identidade, as fronteiras nem sempre evidentes entre o bem e o mal e as dificuldades de se tornar uma pessoa adulta.

A história de Nono está em Nono, the Zigzag Kid, produzido em 2012 com direção de Vincent Bal, que conta com a participação de Isabela Rossellini e foi exibido durante a Berlinale de 2013.

Sobre o autor: David Grossman nasceu em Jerusalém, em 1954. Formado em filosofia e teatro, é um dos ficcionistas mais renomados de Israel. Dele, a Companhia das Letras publicou Alguém para correr comigo, Desvario e Fora do tempo, entre outros.

Garoto Zigue-Zague
Autor: David Grossman
Tradução: George Schlesinger
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424
Preço: R$ 43,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.